Especialista aponta qual a pior bebida para a saúde; saiba qual é

Médicos dizem que um determinado tipo de bebida faz mal para a saúde e afeta diretamente o coração.

Thyago Soares | 10 de Dezembro de 2025 às 12:02

As bebidas açucaradas são tidas como inimigas do bem-estar. - Reprodução / Freepik

Os especialistas em saúde do coração apontam que há algumas bebidas que devem ser evitadas a fim de preservar o bem-estar cardíaco. O coração, fundamental para o funcionamento do organismo, pode ser diretamente afetado pelas escolhas alimentares que fazemos.

Quais bebidas podem ser maléficas para o coração?

Segundo o cardiologista Rafael Marchetti, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os refrigerantes e bebidas ricas em açúcar se destacam como as piores opções de bebidas para a saúde cardiovascular. O especialista explica que o grande problema está diretamente ligado ao alto teor de açúcar, frequentemente na forma de xarope de milho rico em frutose, mas também nos aditivos e na cafeína presentes em algumas versões.

“O excesso de açúcar provoca elevação dos níveis de glicose, sobrecarregando o pâncreas e favorecendo o desenvolvimento de resistência à insulina, doenças metabólicas e inflamação crônica. Isso, ao longo do tempo, desgasta as artérias e aumenta o risco de hipertensão, infarto e outras doenças cardiovasculares”, explica o especialista.

RELACIONADAS

Pastilhas para máquina de lavar: saiba como utilizar

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

Como mencionado pelo profissional da saúde, o consumo excessivo dessas bebidas pode afetar diretamente o funcionamento do organismo. Eventualmente, o hábito de consumir bebidas açucaradas provoca picos de glicose, sobrecarrega o pâncreas e favorece a resistência à insulina, fatores associados ao desenvolvimento de inflamação crônica. 

Com o tempo esse processo pode desgastar as artérias, elevar os níveis de triglicerídeos e contribuir para o acúmulo de gordura visceral, condições que facilitam o surgimento de hipertensão, aterosclerose, infarto e outros problemas cardíacos.

Para o médico, a melhor estratégia para cuidar do coração é apostar em um estilo de vida equilibrado, com alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e a realização de avaliações médicas periódicas.


Se você se interessa por temas de saúde e bem-estar, a revista Seleções traz reportagens confiáveis e completas mensalmente. Assine a versão impressa e receba esses conteúdos de qualidade no conforto de sua casa.

Compartilhe:
saúde bebidas refrigerante

AS MAIS LIDAS

Fogaça perde 17 quilos em 3 meses após seguir 'dieta da selva', mas especialistas alertam para o perigo

Não é culpa sua! Entenda por que você não emagrece mesmo fazendo tudo “certo”

SUS vai oferecer vacina contra vírus que é principal causador da bronquiolite em bebês

Chá de cravo-da-índia ajuda a aumentar a libido? Veja cuidados e contraindicações