Entenda se é normal acordar com dor no corpo, o que isso significa e saiba o que fazer para se livrar desse incômodo durante as manhãs.
Thyago Soares | 8 de Agosto de 2025 às 08:00
Quem nunca acordou com a sensação de que passou a noite em uma academia, mesmo tendo dormido tranquilamente? O corpo pesado e os músculos doloridos podem tornar o ato de levantar da cama um verdadeiro desafio. Esse incômodo matinal não é incomum, contudo, se isso ocorre de forma frequente, é algo que não deve ser ignorado.
Sentir dores leves ao acordar pode representar tanto algo pontual, quanto algo preocupante ser observado. Segundo publicação no site da médica reumatologista Dra. Marcela Mara, formada pela Universidade de Ribeirão Preto, é a frequência com a qual isso ocorre e a intensidade dessas dores que vai determinar o quão alarmante essa situação pode ser.
A médica descreve que é normal sentir dores ao levantar da cama de forma ocasional e pode ser indicativo de algo rotineiro, como um dia puxado, uma noite mal dormida, uma simples resposta das suas articulações ao clima mais frio ou até mesmo uma consequência do uso de colchões e travesseiros desconfortáveis.
Como citamos, a persistência desses incômodos é que deve servir de alerta vermelho.
São vários os fatores que podem levar a essas dores e desconfortos! Segundo publicação do site do médico Dr. Fábio Vieira, ortopedista e especialista em cirurgias na coluna, algumas delas podem ser:
Colchões deformados, travesseiros muito altos ou baixos e posições inadequadas comprometem o alinhamento da coluna e causam dores ao despertar.
O acúmulo de preocupações pode provocar contrações involuntárias durante o sono, gerando dores musculares ao acordar.
A ausência de movimento regular reduz a flexibilidade muscular, favorecendo rigidez e dores nas articulações pela manhã.
Essa síndrome, mais comum em mulheres, provoca dores generalizadas e cansaço, especialmente após o sono.
Problemas como apneia ou sono fragmentado impedem o descanso profundo e deixam o corpo dolorido e sem energia.
Viroses e gripes podem provocar dores musculares sutis, principalmente nos primeiros dias de infecção.
Se você sofre com essas dores frequentemente, vale adotar mudanças simples na rotina que podem fazer toda a diferença. Por exemplo, ajustar o seu colchão e travesseiros para garantir um bom apoio à coluna e pescoço. Realizar alongamentos ainda na cama, também pode ser uma boa resposta para ativar a circulação.
Uma vez desperto, beba água logo após acordar! Isso pode ajuda na recuperação muscular. Reduzir o consumo de cafeína e evitar telas antes de dormir para melhorar a qualidade do sono, garantindo um melhor repouso para o corpo e tomar um banho morno ao despertar pode aliviar a rigidez muscular.
Se as dores no corpo ao acordar persistirem de forma frequente, é um ótimo indicativo para buscar orientação médica! Também é fundamental procurar ajuda se o sintoma vier acompanhado de cansaço extremo, febre, rigidez articular, ou se houver histórico familiar de doenças autoimunes ou reumatológicas. Sentir dor ao acordar não deve ser parte da rotina!
Dor no corpo ao acordar pode ser mais do que cansaço. Prestar atenção aos sinais do seu corpo, ajustar a rotina e buscar ajuda médica quando necessário são passos importantes para recuperar o bem-estar e começar o dia com mais leveza e disposição.
Folha de amora realmente alivia os sintomas da menopausa? Entenda os benefícios, cuidados e como usar
3 tendências do TikTok que podem prejudicar sua saúde; veja o que os médicos dizem
Benefícios do pinhão: veja por que incluir esse alimento na sua dieta
Xuxa desabafa sobre vício em pornografia e álcool: "Muito difícil largar"