Saiba se dormir de boca tapada faz mal, segundo a opinião de médicos e especialistas, e como isso pode afetar a saúde.
Thyago Soares | 30 de Setembro de 2025 às 09:00
As tendências de ‘wellness’ nas redes sociais acabam se renovando sempre, e a mais nova trend viral do TikTok é o hábito de fechar a boca com fita adesiva enquanto dorme, chamado de ‘mouth taping’. Segundo usuários das redes, isso ajuda a forçar a respiração nasal e melhora o sono, contudo, especialistas alertam que essa trend pode acarretar riscos reais para a saúde.
Como citamos, o mouth taping consiste em aplicar fita adesiva sobre os lábios antes de dormir, com o objetivo de manter a boca fechada e “obrigar” o corpo a respirar pelo nariz. Os usuários do TikTok que praticam esse hábito relatam benefícios como menos ronco, sono mais profundo e melhora no alívio de sintomas de respiração bucal, contudo, na realidade, os médicos apontam que não é bem assim.
"Os estudos sobre tapar a boca na hora de dormir são pequenos, os benefícios são modestos e os riscos potenciais existem", explicou Kimberly Hutchison, neurologista e especialista em medicina do sono da Universidade de Saúde e Ciência do Oregon.
É sabido que respirar pela boca durante o sono pode acarretar em problemas, como irritação na garganta. Contudo, isso ocorre como uma compensação para questões nasais, como o desvio de septo e obstruções, e fechar a boca durante a noite é apontada como um possível agravante para esses quadros, colocando a respiração em risco, segundo publicação do Hospital Paulista.
Alguns dos principais pontos negativos são a possível sensação de sufocamento e ansiedade, riscos de refluxo ao bloquear a via bucal e até mesmo causar um agravamento de possíveis quadros de apneia do sono.
Portanto, embora o mouth taping pareça uma solução simples para quem busca melhor qualidade de sono, os riscos superam os benefícios quando adotado sem orientação médica. Respirar pela boca é um mecanismo natural de segurança para preservar o fluxo de ar, e impedir esse recurso pode causar consequências graves.
Se você busca formas seguras de melhorar o sono, evite recorrer a modismos. Procure um especialista em sono ou otorrinolaringologista, especialmente se ronca, acorda ofegante ou suspeita de obstruções nas vias respiratórias.
Tomar café à noite prejudica o sono? Descubra o que a ciência diz
Chá de quebra-pedra: para que serve e quando evitar
5 alongamentos fáceis para começar o dia com mais disposição
Iodo: para que serve e o que acontece quando falta no organismo