Disfunção Temporomandibular: Entenda o diagnóstico de Virginia Fonseca

A influenciadora diagnosticada com disfunção temporomandibular, alerta sobre como cáries podem agravar o quadro.

Walter Farias | 31 de Janeiro de 2023 às 11:37

- Reprodução Instagram

A influenciadora digital, Virgina Fonseca de 23 anos, usou sua conta oficial no Instagram na última sexta-feira (27) para compartilhar com os seguidores o seu diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM). A jovem também aproveitou a ocasião para ajudar no alerta sobre o cuidado com a saúde bucal.

Em seus stories na rede social, a influenciadora deu abertura para o dentista Raulino Naves Borges explicar o diagnóstico. Assim, informou que lesões na arcada dentária, podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).

Leia também: Como cuidar da saúde bucal do seu filho

"Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM", afirmou o doutor em DTM nos stories de Virginia Fonseca.

Vale destacar que, a cárie dentária traz questões estáticas e pode provocar outras complicações na saúde, porém, muitos seguidores da influenciadora entenderam mal a explicação do dentista dela.

Assim, concluíram que o quadro de Virginia ocorreu por conta de cáries. Entretanto, não foi o que o Dr. Raulino disse. Ele simplesmente deu um exemplo de uma possível causa. 

O que é disfunção temporomandibular (DTM)?

Imagem: Doucefleur/istock

 

A articulação temporomandibular é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. Ou seja, é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. Portanto, uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano

Para encontrá-la, basta posicionar os dedos logo em frente das orelhas. Em seguida, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto. 

Leia também: Como meditar no dentista

Todavia, há indivíduos que apresentam uma disfunção desta articulação e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.

A disfunção temporomandibular, também conhecida por DTM ou ATM, como vimos no parágrafo anterior, é uma alteração ou problema nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula. 

Quais são as causas

O diagnóstico da disfunção não é simples. Em muitos casos, as razões são até desconhecidas. Sendo assim, é fundamental consultar seu dentista. Assim, como fez a influenciadora Virgina Fonseca. A propósito! O caso de Virginia é um bom exemplo da complexidade de diagnóstico. 

No caso da influenciadora digital, o seu dentista informou que encontrou uma "resina mal feita" no dente, que pode ter provocado a alteração do padrão de fechamento de sua boca. 

No entanto, a DTM também pode ser causada por conta de outros fatores, como:

Por isso, para ter um diagnóstico justo e realizar o tratamento adequado, é necessária uma consulta ao dentista. Infelizmente, a ida regular ao dentista ainda não é uma prática comum no Brasil, portanto, caso conheça alguém que apresente alguns dos sintomas mencionados abaixo, convença a pessoa de ir numa consulta o mais rápido possível.

Sintomas da DTM

Caso você ou alguma pessoa conhecida esteja reclamando de sentir alguns dos sintomas abaixo, vá direto para um consultório do dentista de confiança. 

Tratamento

Somente o profissional qualificado poderá definir o diagnóstico e consequentemente encontrar o tratamento ideal. Em determinados casos, pode ser até que seja solicitada a orientação de outro profissional.

Leia também: Especialista explica como prevenir o tártaro

Assim, devemos ter em vista que mesmo cada caso sendo um caso, há alguns tratamentos mais comuns para o tratamento da DTM. Dentre eles:

Por fim, vale destacar que alguns profissionais costumam indicar uma mudança de dieta após algum procedimento cirúrgico realizado no tratamento. Nesses casos, são recomendados alimentos mais leves e de fácil consumo. Evitando o esforço da articulação. 

Portanto, é sempre bom estar cuidando da saúde bucal e manter o bem-estar em dia. Se você gostou do conteúdo, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de outras novidades e curiosidades.

Leia também

11 dicas de especialistas para começar 2023 com a saúde mental em dia

7 piadas de dentista para rir e compartilhar

Dores nas articulações: 4 receitas naturais para evitá-las

Dor ao mastigar pode ser disfunção temporomandibular

Dentista compartilha dicas de higiene bucal para quem usa aparelho

5 mitos sobre artrite desmentidos