A influenciadora diagnosticada com disfunção temporomandibular, alerta sobre como cáries podem agravar o quadro.
A influenciadora digital, Virgina Fonseca de 23 anos, usou sua conta oficial no Instagram na última sexta-feira (27) para compartilhar com os seguidores o seu diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM). A jovem também aproveitou a ocasião para ajudar no alerta sobre o cuidado com a saúde bucal.
Em seus stories na rede social, a influenciadora deu abertura para o dentista Raulino Naves Borges explicar o diagnóstico. Assim, informou que lesões na arcada dentária, podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).
Leia também: Como cuidar da saúde bucal do seu filho
"Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM", afirmou o doutor em DTM nos stories de Virginia Fonseca.
Vale destacar que, a cárie dentária traz questões estáticas e pode provocar outras complicações na saúde, porém, muitos seguidores da influenciadora entenderam mal a explicação do dentista dela.
Assim, concluíram que o quadro de Virginia ocorreu por conta de cáries. Entretanto, não foi o que o Dr. Raulino disse. Ele simplesmente deu um exemplo de uma possível causa.
O que é disfunção temporomandibular (DTM)?
A articulação temporomandibular é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca. Ou seja, é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. Portanto, uma das articulações mais complexas e importantes do corpo humano.
Para encontrá-la, basta posicionar os dedos logo em frente das orelhas. Em seguida, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto.
Leia também: Como meditar no dentista
Todavia, há indivíduos que apresentam uma disfunção desta articulação e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.
A disfunção temporomandibular, também conhecida por DTM ou ATM, como vimos no parágrafo anterior, é uma alteração ou problema nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula.
Quais são as causas
O diagnóstico da disfunção não é simples. Em muitos casos, as razões são até desconhecidas. Sendo assim, é fundamental consultar seu dentista. Assim, como fez a influenciadora Virgina Fonseca. A propósito! O caso de Virginia é um bom exemplo da complexidade de diagnóstico.
No caso da influenciadora digital, o seu dentista informou que encontrou uma "resina mal feita" no dente, que pode ter provocado a alteração do padrão de fechamento de sua boca.
No entanto, a DTM também pode ser causada por conta de outros fatores, como:
- Tensões musculares;
- Bruxismo;
- Artrite das articulações temporomandibulares;
- Desgastes nas articulações temporomandibulares por conta do envelhecimento, traumas ou impactos;
- Stress.
Por isso, para ter um diagnóstico justo e realizar o tratamento adequado, é necessária uma consulta ao dentista. Infelizmente, a ida regular ao dentista ainda não é uma prática comum no Brasil, portanto, caso conheça alguém que apresente alguns dos sintomas mencionados abaixo, convença a pessoa de ir numa consulta o mais rápido possível.
Sintomas da DTM
Caso você ou alguma pessoa conhecida esteja reclamando de sentir alguns dos sintomas abaixo, vá direto para um consultório do dentista de confiança.
- Inchaços no rosto;
- Zumbidos;
- Dores de cabeça, ouvido ou dores na região do maxilar;
- Estalos durante a movimentação da mandíbula;
- Dificuldade em abrir e fechar a boca ou mastigar.
Tratamento
Somente o profissional qualificado poderá definir o diagnóstico e consequentemente encontrar o tratamento ideal. Em determinados casos, pode ser até que seja solicitada a orientação de outro profissional.
Leia também: Especialista explica como prevenir o tártaro
Assim, devemos ter em vista que mesmo cada caso sendo um caso, há alguns tratamentos mais comuns para o tratamento da DTM. Dentre eles:
- Analgésicos, relaxantes musculares e sedativos;
- Uso de técnicas de relaxamento;
- Intervenção cirúrgica;
- Tratamentos de fisioterapia.
Por fim, vale destacar que alguns profissionais costumam indicar uma mudança de dieta após algum procedimento cirúrgico realizado no tratamento. Nesses casos, são recomendados alimentos mais leves e de fácil consumo. Evitando o esforço da articulação.
Portanto, é sempre bom estar cuidando da saúde bucal e manter o bem-estar em dia. Se você gostou do conteúdo, não deixe de nos seguir no Facebook, Instagram e Twitter para ficar por dentro de outras novidades e curiosidades.