Criada no Japão, a dieta da banana está em alta novamente entre os brasileiros e consiste em uma rotina de iniciar o dia comendo bananas
A dieta da banana foi criada no Japão pelo médico Hitoshi e sua esposa farmacêutica Sumiko Watanabe, ambos especialistas em medicina preventiva. Em 2008, a dieta viralizou no Japão prometendo um emagrecimento rápido e eficiente. No entanto, recentemente a dieta da banana voltou a ganhar força entre os brasileiros.
Leia também: Descubra por que dietas sem carboidrato não funcionam!
Considerada como a dieta do café da manhã, a dieta da banana pode auxiliar no processo de emagrecimento pois a fruta contém diversos benefícios, inclusive componenetes que são capazes de evitar a compulsão alimentar. Confira como funciona a dieta da banana e quais os seus benefícios!
Como funciona a dieta da banana?
Existem diferentes versões da dieta da banana, porém, basicamente o regime semi-restritivo consiste em se alimentar diariamente da fruta no café da manhã, substituindo todos os alimentos da primeira refeição do dia por bananas.
O consumo indicado é variado, enquanto uns dizem que pode comer quantas bananas sentir vontade outros dizem que o indicado é consumir apenas quatro bananas, acompanhadas de um ou dois copos de água a temperatura ambiente ou morna.
Quais os benefícios?
A banana possui inúmeros benefícios para a saúde e pode ser uma grande aliada para quem está em um processo de perda de peso. Por exemplo, a banana é rica em fibras, que auxiliam no controle de apetite ao longo do dia. Além disso, por conter triptofano e magnésio, a banana também pode ajudar a evitar a compulsão alimentar.
“A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também tem efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico, que comprovam que a fruta pode ser explorada como uma fonte alimentar barata e rica em fibras dietéticas”, explica o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara, centro de bem-estar que integra estética, academia e spa, de Campinas (SP).
A dieta da banana realmente funciona?
Ainda não existem comprovações científicas sobre os benefícios da dieta da banana para o emagrecimento. Por isso, caso decida fazer uma dieta para perda de peso, o mais aconselhável seria consultar um nutricionista, que avalie suas necessidades nutricionais e então elabore um plano alimentar individualizado.
Ainda segundo o nutrólogo Jefferson Alexandre, o consumo exagerado pode dificultar o emagrecimento. “A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão, porém, o consumo exagerado da fruta pode dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, complementa Jefferson.
Contraindicações
De acordo com orientações médicas, pacientes com problemas renais crônicos e/ou diabéticos não são indicados para essa dieta, já que o primeiro grupo não deve consumir grande quantidade de potássio e o segundo deve evitar por conta da fruta ser rica em açúcar.
O consumo da fruta é recomendado e traz resultados satisfatórios para a saúde, porém, para uma dieta equilibrada e que auxilie, realmente, na perda de peso é necessário o estímulo de outros nutrientes ao longo do dia. Por isso, o ideal é procurar um acompanhamento profissional e buscar o equilíbrio.