Alguns alimentos podem proporcionar diversos benefícios para a sua saúde! Confira a lista com 12 alimentos saudáveis e os inclua na sua dieta.
Recentemente a cantora Jojo Todynho utilizou sua conta oficial no Instagram, para falar sobre a nova rotina alimentar. Com muito bom humor, a artista levantou uma questão muito bacana sobre os cuidados com a saúde. Ter uma dieta bem equilibrada, rica em fibra e alimentos saudáveis, é fundamental para quem quer perder peso e manter a saúde.
Leia também: 8 tipos de transtornos alimentares que podem prejudicar a sua saúde
Por isso, resolvemos fazer uma lista com alguns alimentos saudáveis e deliciosos que você pode incluir em sua nova rotina alimentar.
12 alimentos saudáveis que você deveria comer
Abaixo, você irá conferir uma lista com alimentos incríveis para introduzir na sua dieta. Será que você já conhece todos eles? Pelo sim ou pelo não, confira nossa lista e descubra como fazer da boa alimentação um hábito.
1. Figo
Rara fonte de cálcio em frutas, os figos ajudam a evitar a perda óssea associada ao envelhecimento. Também são ricos em fibras, o que pode reduzir o risco de câncer de cólon, de mama e de próstata. Dito isso, coma assim:
- Fatie figos frescos e sirva com requeijão e pistache;
- Misture figos secos com nozes e castanhas;
- Utilize pasta de figo sem açúcar para cobrir lombinho assado.
2. Beterraba
As beterrabas, muito ricas em nutrientes, podem aguçar a mente. Elas produzem ácido nítrico, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no organismo - inclusive nas áreas do cérebro associadas à degeneração e à demência. Coma assim:
- Combine com iogurte grego, endro e cebolinha com a beterraba cozida e picada;
- embrulhe em papel-alumínio e grelhe em calor indireto até que fique macia.
3. Cranberry (oxicoco)
Essas frutinhas azedas são estrelas no tratamento de infecções do trato urinário, mas também podem prevenir a doença cardíaca. Elas são ricas em antocianinas, flavonoides e proantocianidinas, substâncias químicas vegetais que impedem o colesterol LDL de se oxidar e grudar nas paredes das artérias. Coma assim:
- Faça geleia de cranberry cozinhando as frutinhas com suco de laranja e açúcar;
- Misture com banana, abacaxi e laranja numa salada de frutas;
- Acrescente cranberries secos à massa de bolos e cupcakes.
4. Bagaço da laranja e tangerina
Você já sabe que laranjas e tangerinas são ótimas fontes de vitamina C, mas coma também o máximo possível do mesocarpo, casca branca ou bagaço - a camada branca e esponja entre a casca e a polpa que fica na laranja descascada. Embora amargo, o bagaço contém boa quantidade de fibras e antioxidantes. Coma assim:
- Substitua as rodelas de abacaxi que forram a fôrma no bolo de abacaxi por fatias de laranja descascada; refogue gomos de tangerina com açúcar mascavo e canela.
5. Ovos
Esta fonte de energia é cheia de benefícios à saúde: o zinco e o ferro promovem cabelo saudável e unhas fortes, e a lecitina da gema é rica em colina, que ajuda a reparar danos neurológicos e elimina o colesterol da corrente sanguínea. Coma assim:
- Incremente ovos mexidos com ervas frescas e um pouquinho de cream cheese;
- Cubra uma torrada de pão de linhaça com cogumelos, verduras, tomate e um ovo escaldado.
6. Grãos integrais
Um estudo recente constatou que um consumo maior de grãos integrais diminui o risco de doenças vasculares e reduz em 35% a probabilidade de se desenvolver diabetes tipo 2. As farinhas feitas com eles são ótimas fontes de folato e ferro. Com assim:
- Cozinhe e resfrie quinoa vermelha para utilizar em saladas, como substituto da massa;
- Faça um risoto usando cevada e cogumelos;
- Escolha os pães integrais que tenham como primeiro ingrediente "farinha de trigo integral".
7. Mostarda
Pense além do cachorro-quente. A mostarda é boa fonte de selênio, que ajuda a proteger do câncer, a prevenir a doença cardiovascular, a defender as células contra os radicais livres prejudiciais e a estimular o sistema imunológico. Além disso, o manganês da mostarda ajuda aliviar os sintomas da TPM. Com assim:
- Sirva legumes grelhados com molho de mostarda e mel;
- Misture mostarda, azeite e vinagre para o molho da salada;
- Adicione algumas colheres ao refogado para obter um sabor diferenciado.
8. Cordeiro
Entre as carnes vermelhas, a de cordeiro se destaca pelo elevado valor nutritivo - e por ser excelente fonte de zinco, importante para um sistema imunológico saudável. O ferro da carne de cordeiro também é facilmente absorvido pelo organismo; ajuda a prevenir anemia e tem alto valor energético. Com assim:
- Corte iscas finas de cordeiro e frite-as ligeiramente com pimentão e cebola;
- Faça almôndegas combinando cordeiro moído, alho picado, salsa e amêndoas moídas.
9. Brócolis congelado
O brócolis congelado pode conter 35% mais betacaroteno por peso do que o brócolis fresco. Além disso, o sulforafano do brócolis pode ajudar o organismo a combater as infecções que inflamam pulmões e artérias. Finalmente, o seu alto teor de vitamina C ajuda a criar colágeno, que mantém a pele saudável, firme e luminosa. Coma assim:
- Cozinhe os ramos no vapor e sirva com molho de tomate e nozes tostadas como acompanhamento ou espalhe-os por cima da pizza congelada antes de levar ao forno.
10. Pimenta
A capsaicina, fonte do ardor dessas pequenas fogosas, ajuda a evitar os coágulos sanguíneos que provocam infartos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). Além disso, comer pimenta pode aliviar temporariamente a congestão nasal e a sinusite - e até acelerar temporariamente o metabolismo. Coma assim:
- Adicione um sabor picante ao ensopado de carne com metade de uma pimenta-malagueta;
- Faça uma combinação doce, picante e fresca temperando pedaços de melão com pimenta moída e açúcar.
11. Kiwi
Contém luteína e zeaxantina, antioxidantes que podem conservar a saúde dos olhos. Também é rico em vitaminas C e E e outras substâncias fitoquímicas que ajudam a combater os danos causados por radicais livres que podem acabar levando ao câncer. Coma assim:
- Experimente colocar pedaços de kiwi no ceviche;
- Cubra fatia de pão integral com cream cheese e rodelas de kiwi;
- A casca também é comestível e suave, além de conter boa parte das fibras da vitamina C.
12. Folhas de Aipo
Você usa os talos de aipo e joga o resto fora? Então pare de fazer isso! As folhas são a parte mais nutritiva do aipo e contêm mais cálcio, ferro, potássio, betacaroteno e vitamina C que os talos. Coma assim:
- Use como substituto da salsa e adicione as folhas e sopas e saladas.
Gostou do conteúdo? Então que tal você conferir qual é a importância de bons hábitos alimentares e a reeducação alimentar? Para mais dicas e curiosidades, não deixe de conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.