Certa vez uma leitora me perguntou se era possível fazer dieta tendo filhos pequenos e apaixonados por doces em casa. “Tenho três filhos adolescentes, e
Certa vez uma leitora me perguntou se era possível fazer dieta tendo filhos pequenos e apaixonados por doces em casa.
“Tenho três filhos adolescentes, e minha cozinha é repleta de alimentos de que eles gostam: batatas fritas, refrigerantes, sorvete e todo o resto. Como posso blindar minha cozinha contra esse tipo de tentação?”
Não pode – não totalmente. Mas, com certeza, pode tornar sua cozinha mais adequada a você. Se seus adolescentes, ou filhos pequenos, são altos o suficiente para alcançar locais elevados, peça que mantenham os salgadinhos nas prateleiras superiores.
Dê exemplo para eles
Na geladeira, reserve uma prateleira mais baixa para refrigerantes e outras bebidas açucaradas. Além disso, insista em reservar as prateleiras mais acessíveis para alimentos do seu cardápio de dieta. Peça a seus filhos que não deixem pacotes de “besteiras” à vista, e que guardem tudo nos locais designados quando terminarem de comer.
E não pare por aí. Tente encorajar o restante da família a seguir seu exemplo e consumir alimentos com menos calorias vazias. Claro que muitas vezes será uma luta árdua, ainda mais se eles forem muitos chegados a fast-foods e outras besteirinhas. Porém, por incrível que pareça, muitas crianças estão mais conscientes em relação à própria saúde.
E como, em geral, os problemas de peso começam cedo, você vai lhes fazer um favor. Além disso, converse com eles e explique por que emagrecer é tão importante para você. Se ainda forem pequenos, direcione os hábitos alimentares de seus filhos para o caminho certo. Assim, ofereça‑lhes regularmente alimentos saudáveis como biscoitos integrais, brócolis, aspargos, peixe grelhado e, evidentemente, muito arroz com feijão. E não tenha medo de dizer “não” quando for necessário. Quanto menores eles forem, mais facilmente aprenderão sobre os bons hábitos da alimentação saudável.