Entenda como funciona esse regime alimentar que promete beneficiar o corpo e prevenir doenças.
Thyago Soares | 10 de Fevereiro de 2025 às 16:20
A alimentação está entre os pilares para se manter uma boa saúde e a dieta anti-inflamatória se destaca como um dos regimes mais benéficos para o corpo. Famosa entre as pessoas que buscam equilíbrio e se prevenir de males para a saúde.
A dieta anti-inflamatória é uma rotina alimentar que prioriza alimentos naturais e ricos em compostos que ajudam a reduzir inflamações no corpo. O objetivo é minimizar processos inflamatórios crônicos, que podem estar associados a doenças como diabetes, obesidade, artrite, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.
Esse estilo alimentar pode sim proporcionar emagrecimento e também trazer inúmeros benefícios, como melhora da imunidade, redução de dores articulares, prevenção de doenças crônicas e até um impacto positivo na saúde mental. Além disso, é um plano alimentar equilibrado e sustentável, podendo ser seguido a longo prazo.
Alguns alimentos podem intensificar processos inflamatórios no organismo e devem ser evitados ou consumidos com moderação, como os ultraprocessados, que contêm conservantes e aditivos químicos, os açúcares refinados e bebidas açucaradas, que elevam os níveis de inflamação, além das frituras e gorduras trans, que afetam negativamente o sistema cardiovascular. O consumo excessivo de álcool também pode desencadear inflamações no fígado e em outros órgãos, agravando o quadro inflamatório do corpo.
O que é torção de ovário? Conheça a doença que causou a morte de influenciadora
Câncer de cabeça e pescoço tem mais casos avançados no Brasil; entenda
Saiba o que comer para aliviar a dor de estômago
4 doenças de pele mais comuns no verão