Enjoado? Descubra 6 dicas naturais e rápidas para aliviar as náuseas

O enjoo é um sinal de que algo que está dentro do seu estômago precisa sair. No entanto, induzir o vômito não é uma boa opção

Julia Monsores | 16 de Outubro de 2019 às 21:00

- klebercordeiro/iStock

O enjoo, em geral, é um sinal de que algo que está dentro do seu estômago precisa sair. Os médicos concordam, porém, que você não deve induzir o vômito. Se, no entanto, acontecer naturalmente, deixe sair. Caso você tenha um enjoo brando, experimente as dicas de alívio rápido a seguir. E confira também como enfrentar na prática os enjoos da gravidez!

6 dicas para aliviar o enjoo

As náuseas podem surgir nos momentos mais inconvenientes; seja após uma refeição, em viagens ou durante a gravidez, as dicas abaixo podem ajudar você a aliviar esse incômodo.

1. Aposte no gengibre

O gengibre é um dos remédios mais antigos, e talvez o melhor, para combater as náuseas e a cinetose (enjoo de movimento). Pesquisadores da Universidade de Zurique (Suíça) realizaram um estudo abrangente sobre os efeitos do gengibre no combate a enjoos durante viagens longas. A pesquisa, que envolveu mais de 1.400 participantes, comprovou a eficácia desta raiz no alívio dos sintomas. Os resultados também indicaram que o gengibre pode ajudar a reduzir náuseas durante a gestação, entretanto, gestantes devem ter especial atenção: o uso durante a gravidez requer acompanhamento e autorização médica prévia.

Experimente 1 xícara morna de chá de gengibre. É bem simples: descasque e rale a raiz até obter 1 colher de chá cheia. Ponha o gengibre ralado em uma caneca, acrescente 1 xícara de água fervente, cubra com 1 pires, e deixe em infusão por 10 minutos. Se não encontrar gengibre fresco, experimente comer alguns biscoitos de gengibre ou então gengibre cristalizado.

2. Fique parado

Se você estiver enjoado, fique parado. Os movimentos do corpo perturbam o mecanismo de equilíbrio no ouvido médio, o que pode piorar as náuseas e provocar vômitos. Enquanto você está deitado, coloque uma toalha úmida e fria na testa e concentre-se na sua respiração, de modo a não pensar muito no estômago.

3. Que tal hortelã para o enjoo?

A nutricionista Nairana Borim, do Centro de Nutrição do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destaca que o chá de hortelã é uma opção deliciosa e natural para quem precisa aliviar náuseas e enjoos. Segundo a especialista, isso ocorre devido às propriedades da planta que ajudam a relaxar as contrações do estômago. Ela destaca ainda que o hortelã pode ser eficaz no combate ao inchaço e à flatulência.

Você pode comprar o chá pronto ou fazer o seu própeio chá de hortelã. Para fazer o chá de hortelã, basta colocar 3 colheres de folhas secas de hortelã ou folhas frescas em 250 ml de água fervente e tampar durante 5 minutos, coar e beber.

No entanto, apesar dos benefícios, a nutricionista Tatiana Zanin faz um alerta para os riscos de consumir hortelã em alguns casos. "Em mulheres grávidas, a hortelã também não é recomendada, principalmente quando consumida por via oral em grandes quantidades, podendo causar danos ao útero. No caso de mulheres em período de amamentação, não há informação suficiente sobre a segurança da hortelã e, por isso, o consumo só deve ser feito sob orientação médica", destaca a especialista.

4. Pressione o ponto certo

Tente este truque de acupressão: ponha o polegar direito na parte interna de seu braço esquerdo, a cerca de 2 dedos de distância do pulso. Pressione firmemente por cerca de 1 minuto, depois mova o polegar um pouco para perto do punho e pressione por mais 1 minuto. Repita no outro braço.

5. Bebida açucarada

Bebidas que contêm açúcar têm mais probabilidade de aliviar um estômago “embrulhado”. Recomenda-se xarope de cola, encontrado em farmácias. Você também pode deixar uma garrafa de refrigerante à base de cola aberta para liberar o gás, sacudindo-a de vez em quando para dispersar a efervescência.

6. Recomponha-se com carboidratos

Se você tem fome (apesar do enjoo), experimente algumas torradas ou biscoitos cream crackers, alimentos com alto teor de carboidratos. À medida que seu estômago se acalmar, acrescente um pouco de proteína leve – peito de frango cozido, por exemplo. Mas não coma alimentos gordurosos até que esteja se sentindo melhor.

Dicas de ajustes no estilo de vida para controlar a náusea

Além dos remédios naturais e dicas apresentadas acima, pequenas mudanças no seu estilo de vida também podem ser grandes aliadas no alívio da náusea durante a gravidez, oferecendo uma abordagem mais ampla e eficaz para o bem-estar.

Optar por refeições menores e mais frequentes ao longo do dia ajuda a evitar longos períodos de jejum, que podem piorar a sensação de enjoo. Alimentos leves, como torradas integrais e frutas de fácil digestão, são boas opções.

Outro ponto importante é manter a prática de atividades leves e alongamentos para melhorar a circulação e reduzir o estresse. Outras práticas comuns de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou até mesmo ouvir música tranquila, podem ajudar a reduzir o estresse e criar um estado de maior equilíbrio para o corpo, reduzindo o enjoo. 

Ao combinar essas mudanças de estilo de vida com estratégias naturais para combater a náusea, como o uso de chás de ervas e hidratação adequada, é possível construir uma rotina mais equilibrada e confortável para enfrentar os desafios da gravidez com mais tranquilidade.

náusea mal-estar Enjoo

Leia também

Enjoo matinal e não é gravidez? Confira as possíveis causas

Como curar ressaca? 7 dicas infalíveis para acabar com o desconforto

Como enfrentar na prática os enjoos da gravidez