Saiba quais são os sintomas que podem indicar que você está com trombose e você deve ter em conta para procurar atendimento médico.
Thyago Soares | 13 de Outubro de 2025 às 07:00
Você sabe o que é trombose? Essa doença ocorre quando há a formação de coágulos de sangue nos vasos sanguíneos, os famosos ‘trombos’, e há a interrupção do fluxo normal de sangue. Essa condição é perigosa e é necessário saber reconhecer os sinais de que você pode estar sofrendo de trombose para evitar consequências graves.
O dia 13 de outubro é marcado como o Dia Mundial da Trombose e é uma data de suma importância para conscientizar acerca dessa doença silenciosa. Fique conosco para saber os sintomas que podem ser indicativos de trombose e você não deve ignorar!
Como explicamos brevemente acima, a trombose é a formação de um coágulo de sangue, também chamado de trombo, dentro de um vaso sanguíneo, que obstrui o fluxo normal de sangue. Essa ocorrência pode acontecer em veias, chamada de trombose venosa, ou em artérias, trombose arterial.
Quando afeta veias profundas, especialmente nas pernas, dá-se o nome de trombose venosa profunda (TVP), condição mais comum. Em casos de trombose arterial, o coágulo pode provocar infarto ou AVC, dependendo da localização.
O perigo maior é quando o trombo se desprende e migra até os pulmões, provocando uma embolia pulmonar, que é potencialmente fatal.
Segundo publicação do hospital Albert Einstein, as principais causas da trombose são obesidade, tabagismo, problemas genéticos, hormonais ou até mesmo doenças autoimunes. A publicação ainda aponta que indivíduos que ficam imóveis por muito tempo possuem maiores chances de desenvolver trombose.
Vamos listar alguns dos indícios mais relevantes de trombose, eles não garantem que há trombo, mas são sinais que exigem atenção médica:
Uma dor persistente no membro afetado, geralmente na perna, que pode ser do tipo latejante ou sensação de pressão.
Mesmo se você não percebe dor em repouso, o local pode se tornar sensível quando tocado.
Um dos sinais mais clássicos: o membro acometido fica visivelmente mais volumoso do que o outro.
A área onde há o trombo pode estar mais quente que o normal, fruto da inflamação e acúmulo sanguíneo.
A pele sobre o local pode ficar vermelha, arroxeada ou com tom escurecido.
A pele pode perder elasticidade e parecer mais firme ou esticada.
Indica possível embolia pulmonar se o trombo migrou para os pulmões, uma emergência médica.
Pode acontecer quando o trombo atinge artérias pulmonares.
Sintomas associados à sobrecarga pulmonar ou cardíaca, em casos graves.
Se você identificar qualquer um desses sinais, especialmente dor, inchaço ou mudança de cor em uma perna ou braço, ou sintomas pulmonares, procure uma unidade de saúde imediatamente. Exames como ultrassom Doppler, dímero D e avaliação médica são essenciais para o diagnóstico.
Suplementos de extrato de cacau podem reduzir inflamação e proteger seu coração, aponta estudo
Obesidade Sarcopênica: saiba o que é e se tem tratamento
Por que beber pouca água aumenta risco de pedra nos rins?
É normal sentir cãibra à noite? Veja o que fazer para evitar