Deborah Blando revela diagnóstico de doença incurável: "Tinha vergonha"

A cantora já realiza tratamentos para aliviar as dores que a doença ocasiona.

Luana Viard | 27 de Novembro de 2024 às 16:59

A artista sofre com a doença desde os 19 anos e sentia vergonha de revelar o que sentia. - Reprodução / Instagram

Deborah Blando, de 55 anos, recorreu às redes sociais para compartilhar seu diagnóstico de fibromialgia. A cantora revelou que convive com a doença desde os 19 anos e lida com intensas dores. Segundo ela, em diversas situações, evitou falar sobre o que estava enfrentando por sentir vergonha de expor seus sintomas.

"Estou no meio do tratamento chamado bloqueio venoso parassimpático para dor crônica. Tenho fibromialgia desde os 19 anos. Tenho muitas histórias de trabalhos que fiz com dor que vocês conhecem e nem imaginam. Tenho mais tempo (de vida) com fibromialgia do que sem. São 36 anos com essa doença", escreveu.

Deborah Blando e a vergonha de revelar fibromialgia

Em suas redes sociais, Deborah Blando comentou que sentia vergonha de expor o seu diagnóstico.

"Tinha vergonha de falar e vergonha de dizer que estava com dor. As pessoas não acreditam que você seja tão forte que consegue sorrir e trabalhar com dor ou prestar atenção e rir da piada do outro com dor. Aprendemos nos deixar pra trás. Nosso corpo por último – e é esse e um dos motivos da fibromialgia se desenvolver. (A doença traz) Dores por todas as cadeias musculares que depende do quadro e estilo de vida podem melhorar ou piorar."

Temperatura baixa piora as dores

Deborah explicou que o tempo que passou na Inglaterra foi prejudicial à sua saúde devido às temperaturas baixas. Contudo, ela permaneceu lá por um longo período para estar perto de seus cães, a quem considera como filhos.

"Morei mais anos na Inglaterra do que deveria, mas meus filhos estavam com câncer terminal e eu tive que esperar a horinha deles partirem para voltar à temperatura tropical. Depois de passar pelas Ilhas Canárias, Flórida, cheguei no Brasil... Tudo atrás de uma cura. Aos poucos, vou contar minha história e as pessoas que agora estão me mostrando novos caminhos pra eu poder ter uma qualidade de vida de volta e voltar aos palcos ano que vem", disse ela, contando que atualmente se trada com o médico neurocirurgião Dr. Wuilker.

Como identificar a fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição crônica que afeta principalmente as articulações. Geralmente, a doença se manifesta após eventos significativos, como traumas físicos. No entanto, a causa exata de seu surgimento ainda não é completamente compreendida.

O principal sintoma da fibromialgia é a dor generalizada pelo corpo. Frequentemente, o paciente tem dificuldades para identificar o momento exato em que a dor começou, se foi de forma localizada e depois se espalhou ou se surgiu de maneira difusa desde o início.

A dor tende a ser mais intensa no final do dia, embora também possa ocorrer pela manhã. Ela é descrita como uma sensação nos ossos, nos músculos ou ao redor das articulações. Para entender mais detalhes sobre a fibromialgia, leia nossa matéria: Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas fazem alerta para conscientização de algumas doenças

cuidados com saúde fibromialgia deborah blando doença incurável cantora com doença vergonha do diagnóstico

Leia também

Aumento da obesidade infantil: médica alerta para os riscos da doença entre as crianças

Estudo identifica origem da psoríase e pode facilitar tratamento da doença

Saiba o que é doença de descompressão que matou turista em Fernando de Noronha

Mulher ingere ovos de parasitas para emagrecer, entenda os riscos à saúde

Juliette revela ter condromalácia: o que é a doença, seus sintomas e como tratar

Otosclerose: entenda doença autoimune de Adriane Galisteu