Datena é diagnosticado com doença silenciosa e choca fãs

Apresentador é diagnosticado com doença grave, revela precisar mudar de hábitos e choca fãs.

Thyago Soares | 8 de Maio de 2025 às 11:25

Datena é apresentador do SBT e conquista milhares de fãs, que se preocuparam com a sua saúde. - (Reprodução / SBT)

O jornalista e comunicador José Luiz Datena pegou os seus admiradores de surpresa ao revelar ter sido diagnosticado com doença grave, complexa e que possui sintomas silenciosos. De acordo com Datena, ele acabou desenvolvendo diabetes tipo 2 por conta disso, precisou realizar mudanças drásticas de hábitos.

O apresentador detalhou que segue uma alimentação controlada para prevenir desconfortos, já que costuma se sentir indisposto ao ingerir certos tipos de comida. A médica Giovana G. De Paula comentou à revista Caras sobre o tema e destacou que alguns sinais do problema podem não ser facilmente percebidos, pois nem sempre se manifestam de forma evidente.

"Eu já como há mais de 30 anos, [alimentos] sem açúcar e [com] pouco sal, quase nenhum sal", detalhou Datena. A doutora Giovana, que atua como clínica geral na Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SP), explicou a situação do comunicador do SBT.

RELACIONADAS

5 cores de esmalte que te envelhecem sem você perceber

Dorama vira piada no SBT, mas ganha 'segunda chance' após repercussão negativa

'O Mundo dos Casados': saiba qual a história do dorama que está bombando na Globoplay

"O diabetes tipo 2 é uma doença crônica caracterizada pela resistência à insulina e/ou pela produção insuficiente desse hormônio pelo pâncreas. A insulina é responsável por permitir que a glicose entre nas células para ser utilizada como energia. Quando há resistência ou deficiência de insulina, a glicose se acumula no sangue, levando à hiperglicemia”, elucidou a especialista.

Quais são os principais sintomas do diabetes tipo 2?

1. Sede excessiva

Um dos primeiros sinais do diabetes tipo 2 é a sede persistente. Isso acontece porque o excesso de glicose no sangue faz com que os rins trabalhem mais para eliminar esse açúcar por meio da urina, o que provoca maior perda de líquidos e gera desidratação. Como resposta, o corpo pede mais água.

2. Aumento da vontade de urinar

Como o organismo tenta se livrar do excesso de glicose, os rins filtram mais sangue e produzem mais urina. A pessoa passa a urinar com frequência, inclusive durante a noite, o que pode afetar o sono e causar desconforto diário.

3. Fome constante

Mesmo com níveis altos de glicose circulando, as células não conseguem absorver esse açúcar de forma eficaz por falta de insulina ou resistência a ela. O corpo interpreta essa deficiência como falta de energia e responde com fome constante.

4. Cansaço frequente e sem explicação

Sem conseguir transformar a glicose em energia de maneira eficiente, o corpo começa a funcionar em ritmo mais lento. Isso leva a uma sensação contínua de fadiga e indisposição, mesmo após repouso.

5. Visão embaçada

A elevação dos níveis de açúcar no sangue pode alterar os fluidos nos olhos, afetando temporariamente o formato do cristalino e prejudicando o foco. É comum que pessoas com diabetes percebam a visão turva antes mesmo de saberem que têm a doença.

7. Feridas que demoram a cicatrizar

O excesso de glicose prejudica a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunológico, dificultando a regeneração dos tecidos. Pequenos cortes, arranhões ou feridas simples podem levar semanas para cicatrizar.

O caso de Datena reforça a importância do autocuidado e do autoconhecimento e como isso é relevante para a prevenção e o diagnóstico de doenças como o Diabetes.

Compartilhe:
Celebridades alimentação diabetes saúde datena

AS MAIS LIDAS

Colesterol alto: o erro comum na alimentação que você pode estar cometendo sem saber

Cientistas brasileiros criam curativo sustentável que pode revolucionar o SUS

Esses hábitos comuns estão destruindo seu sono (e não é o celular)

Médico explica sobre doença rara que matou o príncipe Frederik aos 22 anos