A higiene bucal é muito importante para manter a saúde de todo o corpo. Confira 9 cuidados para garantir uma boca limpa e saudável.
Rayane Santos | 13 de Agosto de 2021 às 09:00
Quem é que não deseja ter um sorriso branquinho? Os dentes são uma parte muito importante do corpo e mexem com a autoestima de muitas pessoas. No entanto, a estética não é a questão principal quando se fala sobre a boca, mas, sim, a saúde. Existem muitas doenças que a acometem, como gengivite, cárie, placa dental e outras. Esse é um problema que pode ser evitado com uma boa higiene bucal.
Leia também: 10 estratégias que ajudam a prevenir a gengivite
Em entrevista ao programa “Hoje em dia”, dr. Anderson Bernal, diretor e fundador do Instituto Bernal de Odontologia, afirmou que problemas na boca podem causar até mesmo doenças no coração. “O tártaro vai dando problemas, a bactéria vai entrar na corrente sanguínea e transitar até o coração”. Devido a isso, pessoas que já lidam com doenças cardíacas, devem ter cuidado redobrado, pois podem ser acometidas por uma infecção bacteriana no coração.
É possível ver, então, que a saúde da boca pode afetar todo o organismo. Por isso, a atenção à higiene bucal é muito importante para manter o bem-estar do corpo. A seguir, confira 9 cuidados para garantir uma boca limpa e saudável.
Escovar os dentes não basta, é preciso escová-los corretamente. Você sabe como? Confira o passo a passo abaixo:
Passo 1: Primeiramente, coloque cerca de 1 cm de pasta na escova.
Passo 2: Com movimento circulares, escove a base dos dentes, bem como a parte interior, exterior e o topo.
Passo 3: Em seguida, escove a língua, movimentando a escova de dentro para fora.
Passo 4: Por fim, cuspa o excesso de pasta.
Grande parte dos profissionais da área odontológica recomendam o uso de escovas de dentes com cerdas macias, pois ela removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos mais facilmente do que as duras.
É preferível também que as escovas tenham a cabeça pequena para que seja possível alcançar até os menores cantos da boca, como os dentes posteriores.
Muitas pessoas encontram uma escova de dentes da qual gostam e ficam com ela por longos meses. No entanto, isso é um grande erro.
É preciso substituir sua escova a cada três meses ou quando as cerdas começarem a deformar. Além disso, troque sua escova após sair de uma gripe, resfriado ou outra doença viral, pois, assim, você eliminará o risco de ser contaminado novamente.
Atualmente, existe uma grande variedade de cremes dentais: para combater cárie, gengivite, tártaro, manchas, sensibilidade e muito mais. Se você se enquadrar em algum desses casos, converse com o seu dentistas e pergunte a ele qual pasta usar. Mas, se você estiver com a saúde bucal em dia, uma simples pasta com flúor é o suficiente. Saiba como o flúor é importante para a saúde dos dentes.
O enxaguante pode ser usado como complemento ao creme dental. Após escovar os dentes, bocheche um pouco de enxaguante para potencializar a higienização. Assim como as pastas, existe uma variedade deste produto no mercado: para hálito refrescante, com ou sem álcool, com ou sem sabor, por exemplo. Para saber qual tipo é o ideal para você, converse com seu dentista.
Para manter uma boa higiene bucal, é indispensável utilizar o fio dental. Por melhor que seja sua escova de dentes, há sujeiras que ela não consegue remover. Além disso, o fio ainda remove a placa bacteriana. Assim, ele ajuda a manter não somente os dentes saudáveis, mas também a gengiva. Por isso, o fio dental não pode ser esquecido. Algumas pessoas sofrem sangramentos ao usar o fio. Neste caso, consulte o seu dentista para entender o motivo.
De acordo com dr. Anderson Bernal, “70% do mau hálito está na língua”. Para evitar este problema, é necessário fazer uma boa higienização dela.
Além de fazer uso do enxaguante bucal, é necessário escovar a língua. Você pode usar as cerdas de sua escova para isso. Algumas escovas possuem ranhuras ou aspereza na parte de trás. Estes dois hábitos combinados já são o suficiente para manter sua língua limpa.
Contudo, algumas pessoas possuem a língua amarelada devido a um tipo de revestimento nela, o que pode causar mau hálito. Dessa forma, é preciso uma limpeza mais profunda. É recomendável fazer uso de um raspador para que as sujeiras acumuladas na língua sejam eliminadas. Outra opção é usar um pedaço de gaze ou pano e passar na língua para a remoção dessas substâncias indesejadas. Confira 7 medidas emergenciais para combater o mau hálito.
É muito comum ouvir por aí que doces estragam os dentes. Isso ocorre porque o açúcar é uma fonte de alimento para as bactérias existentes em sua boca. Assim, se você evitar alimentos ricos em açúcar, você estará matando essas bactérias de fome. Por isso é importante manter uma dieta balanceada. Aposte em frutas, legumes e verduras, beba bastante água e evite comer entre refeições.
Além dos cuidados que você deve manter em casa, é necessário visitar um dentista regularmente. Essas consultas são necessárias para prevenir e identificar possíveis doenças. Geralmente, quando não são identificados problemas graves, são feitas apenas limpeza e aplicação de flúor. O intervalo recomendado é de 6 a 12 meses, podendo variar de acordo com a situação de cada pessoa.