A alimentação possui grande impacto na saúde do coração, saiba quais alimentos evitar para prevenir problemas.
Carol Peres | 19 de Setembro de 2024 às 13:37
A alimentação balanceada é uma parte fundamental para manter a saúde a disposição. E é claro, também ajuda a prevenir diversas doenças. Por esse motivo, é necessário ter bastante atenção ao que você consome.
Você sabia que alguns alimentos obstruem as artérias e aumentam o risco de problemas cardíacos, como o infarto? Portanto, saiba quais são eles e evite sua ingestão!
Leia também:
Primeiramente, vale lembrar que artérias são os vasos que transportam sangue saindo do coração para as outras partes do corpo. Assim, alimentos ultraprocessados normalmente contêm grandes quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial, de acordo com o Ministério da Saúde, o que contribui para a obstrução dessas estruturas e o desenvolvimento de problemas de saúde.
Portanto, o ideal é reduzir a ingestão desses produtos, mas não é necessário cortá-los totalmente. Entre os principais alimentos que prejudicam as artérias estão aqueles que possuem muito sal em sua composição, como salsicha, mortadela, salame, carnes processadas e temperos prontos. O sódio aumenta a pressão arterial.
Manteiga, queijo, leite integral, banha de porco, frituras, carnes gordas, bolos e tortas também devem ser evitados pois possuem bastante gordura saturada e aumentam o nível de colesterol ruim do sangue. Refrescos, refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçados e aromatizados são outros alimentos para diminuir na dieta pois o açúcar também obstrui as artérias.
Além da presença daquelas substâncias que podem ser prejudiciais, a maioria desses alimentos é também pobre em fibras, vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde do coração. Sendo assim, a recomendação é optar sempre por produtos naturais e minimamente processados. Se você quiser ler mais detalhes sobre como conseguir uma alimentação equilibrada, pode conferir o guia do Ministério da Saúde.
Mas é importante destacar que outros fatores também afetam a saúde do coração, como a qualidade do ar, então fique atento aos sintomas e não hesite em visitar um médico se sentir qualquer desconforto.
O que fazer se for picado por um escorpião? Casos aumentam em setembro
O que é tumor osteocondroma, diagnóstico da nora de Luciano Huck e Angélica
Clima seco aumenta risco de doenças oculares; saiba como se proteger
Alerta global: superbactérias podem causar 39 milhões de mortes até 2050; entenda
Implante cerebral permite que homem com paralisia controle Alexa com o pensamento
Uso de Ozempic e Monjauro pode aumentar riscos durante anestesia; veja alerta da Anvisa