A constipação afeta muita gente e por isso é necessário saber como aliviar essa condição.
Thyago Soares | 14 de Março de 2025 às 13:00
A constipação intestinal afeta muita gente e causa incômodos no cotidiano. Também popularmente chamada de intestino preso, esse é um distúrbio que se manifesta principalmente pela dificuldade em evacuar, fezes endurecidas e, às vezes, pela sensação de que a evacuação não foi totalmente concluída.
Embora, na maioria das vezes, a constipação não represente um risco grave à saúde, a condição pode prejudicar consideravelmente o bem-estar diário das pessoas afetadas. Alguns dos fatores que contribuem diretamente para causar a constipação são uma má alimentação, com a presença de poucas fibras, a baixa ingestão de líquidos e até mesmo o sedentarismo.
Os sinais da constipação podem diferir conforme a intensidade e a duração do problema. Segundo parâmetros clínicos, para que a condição seja diagnosticada, a pessoa deve apresentar sintomas como sensação de obstrução anal, demasiado esforço na hora de evacuar e realizar menos de 3 evacuações por semana durante um período mínimo de três meses para considerar um diagnóstico de constipação.
Para manter um bom funcionamento intestinal, é importante consumir a quantidade adequada de fibras, que para adultos é de 25 a 38 gramas por dia. Alguns alimentos ricos em fibras incluem o mamão, grãos, oleaginosas, legumes e vegetais.
Manter o corpo hidratado é fundamental para evitar o endurecimento das fezes. O consumo diário de, no mínimo, 2 litros de água ajuda no funcionamento intestinal. Além disso, sucos naturais e chás descafeinados também podem auxiliar na hidratação do organismo.
A prática regular de atividades físicas favorece o trânsito intestinal. Exercícios aeróbicos e movimentos que fortalecem a região abdominal são particularmente benéficos para evitar a constipação.
O funcionamento do intestino está diretamente conectado ao cérebro, e o estresse pode interferir no sistema digestivo. Momentos de tensão e ansiedade podem reduzir a atividade intestinal, tornando a evacuação mais difícil e contribuindo para a prisão de ventre.
Dieta low carb pode aumentar risco de câncer colorretal que vitimou Preta Gil, aponta estudo
Médico esclarece novo diagnóstico de Preta Gil após internação em Salvador
Cantor Netinho é internado na UTI e cancela participação no Carnaval
Como funciona a farmácia popular e como fazer o cadastro