Se deseja manter a saúde do seu coração sempre em dia, invista nos superalimentos. Conheça os principais e saiba como eles atuam no organismo.
Julia Monsores e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 24 de Junho de 2021 às 16:00
Alguns alimentos funcionam melhor para afastar o risco de doença cardíaca do que suplementos. Não são apenas saborosos, mas também ajudam a atenuar o risco de aterosclerose, resultado da obstrução de artérias, diminuir gradualmente o colesterol e baixar a pressão arterial.
Leia também: 15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.
Além disso, os superalimentos abrandam inflamações, neutralizam os radicais livres e reduzem as chances de desenvolver síndrome metabólica. Confira quais são eles e seus benefícios!
Supernutrientes - Gordura monoinsaturada, ácido fólico, vitamina E, potássio.
Tamanho da porção - Cerca de 1/4 de um abacate médio.
Benefícios - Contém gordura monoinsaturada e betassitosterol, que ajudam a diminuir o LDL-colesterol (“mau”) e a aumentar o HDL-colesterol (“bom”). Uma porção por dia, por uma semana, reduz o colesterol em 17%.
Sugestões - Substitua a manteiga pelo creme de abacate. Misture-o com suco de limão-siciliano para fazer guacamole e sirva com pão árabe integral. Em saladas e sanduíches, corte o abacate em fatias.
Supernutrientes - Alicina e outros compostos sulfurados.
Tamanho da porção - Duas cabeças de alho pequenas.
Benefícios - Ajuda a diminuir a pressão e o colesterol, e suprime a produção no fígado do LDL-colesterol (“mau”).
Sugestões - Use em refogados, sopas e saladas. Misture-o com azeite de oliva e mostarda para um molho de salada; com abacate e azeite para um patê; ou com manga, pimenta-malagueta e coentro para obter um molho mexicano.
Supernutrientes - Gordura monoinsaturada, magnésio, cálcio, ferro, potássio, fibras, vitamina E.
Tamanho da porção - Um punhado pequeno (cerca de 18 unidades).
Benefícios - Cada porção fornece 9 g de gordura monoinsaturada, colaborando para diminuir o LDL-colesterol (“mau”) e aumentar o HDL-colesterol (“bom”). Ao consumir amêndoas em vez de batatas chips ou salgadinhos, você reduz em 10% os níveis de LDL-colesterol. Uma porção também fornece 5% da cota diária de cálcio e 20% da de magnésio.
Sugestões - Inclua amêndoas em saladas, refogados, saladas de frutas, cereais e em pratos à base de legumes.
Supernutrientes - Fibras solúveis, carboidratos de liberação lenta.
Tamanho da porção - Cerca de ¼ de xícara.
Benefícios - A betaglucana (fibra solúvel) absorve os ácidos biliares ricos em colesterol e elimina-os dos intestinos. O resultado são níveis baixos de LDL-colesterol. Uma porção diária reduz o colesterol em 10%. Em geral, ajuda a diminuir a pressão arterial, visto que seu índice glicêmico é baixo.
Sugestões - Cozinhe e coloque por cima de frutos oleaginosos e frutas. Adicione a biscoitos e a muffins. Salpique sobre frutas. Substitua um terço da farinha de trigo pela farinha de aveia.
Supernutrientes - Potássio, magnésio, folato (ou folacina), vitamina B6, vitamina C.
Tamanho da porção - 1 banana pequena.
Benefícios - Comer banana todo dia diminui cerca de 10% da pressão arterial, pois o potássio e o magnésio relaxam as artérias. O potássio ainda regula os teores de sódio e de água na corrente sanguínea – altos níveis de ambos elevam a pressão arterial.
Sugestões - Bata no liquidificador uma banana com leite ou iogurte para um ótimo smoothie. Adicione a banana ao mingau de aveia enquanto estiver cozinhando. Na torrada com pasta de amendoim, inclua rodelas de banana. Ou congele uma banana inteira e saboreie-a como um sorvete.
Supernutrientes - Betacaroteno, fibras, antioxidantes, vitamina B6, potássio.
Tamanho da porção - Uma batata-doce (kumara) média.
Benefícios - A batata-doce é rica em proteínas, fibras, betacaroteno (que protege as artérias), potássio (que controla a pressão arterial) e vitaminas C e E (antioxidantes). Ao contrário dos outros tipos de batata, a kumara é de digestão lenta e índice glicêmico (IG) baixo. Assim, não eleva muito os níveis sanguíneos de glicose.
Sugestões - Asse com um fio de azeite. Ou corte em fatias finas e asse-as cobrindo com azeite, para batatas chips saudáveis. Ou cozinhe e amasse, complementando com azeite, canela e açúcar mascavo, para obter uma guloseima doce.
Supernutrientes - Antioxidantes, cálcio, folato (vitamina do complexo B), glucorafanina, vitamina C.
Tamanho da porção - Um florete médio ou um punhado de floretes pequenos.
Benefícios - Acredita se que a glucorafanina atue contra o câncer e corte o risco de pressão alta, doença cardiovascular e acidente vascular cerebral. Os nutrientes melhoram o sistema imunitário e “desarmam” os radicais livres. Os flavonoides amenizam inflamações e evitam a formação de coágulos.
Sugestões - Experimente cozinhá-los no vapor com queijo parmesão ralado e um fio de azeite. Prepare um molho de macarrão à base de purê de brócolis com alho, azeite e pimenta-malagueta. Cozinhe-os no vapor e adicione-os a omeletes.
Supernutrientes - Vitamina B6, vitamina B12, ferro.
Tamanho da porção - Um pedaço pequeno de 65 g, aproximadamente.
Benefícios - Uma porção contém boas quantidades de vitaminas B12 e B6 – necessárias para diminuir o risco de infarto. E, embora seja uma fonte de gordura saturada, é possível minimizar escolhendo cortes magros.
Sugestões - Experimente fatias finas cozidas com cebola, alho e manjericão. Ou cortada em cubos e grelhada com legumes. Ou em sanduíches.
Supernutrientes -Betacaroteno, vitamina A.
Tamanho da porção - Uma cenoura grande.
Benefícios - O betacaroteno é um antioxidante que atua como guardião, protegendo contra o LDL-colesterol (“mau”). Além disso, fornece potássio e magnésio, minerais que ajudam a reduzir a pressão. Porém, cenouras cozidas são duas vezes mais “potentes” do que as cruas.
Sugestões - Adicione a muffins, refogados, sopas e saladas, e como petiscos.
Supernutrientes - Folato, ferro, magnésio, manganês, potássio, vitamina K, vitamina A, vitamina B2.
Tamanho da porção - Cerca de ½ xícara de espinafre cozido.
Benefícios - Uma porção fornece ¼ da necessidade diária de folato (reduz em 13% o risco de doença cardíaca). Além disso, fornece potássio, importante para o controle da pressão.
Sugestões - Adicione à salada com nozes, cranberries secos e peito de frango desfiado. Ou cozinhe-o no vapor com azeite e alho. Use-o como substituto da alface em sanduíches. Ou deixe-o murchar e combine-o com uvas-passas, pinhões e gotas de vinagre balsâmico. Ou acrescente-o a sopas e cozidos.
Supernutrientes - Fibras solúveis, folato (ou folacina, vitamina do complexo B), potássio, magnésio, fósforo.
Tamanho da porção - Cerca de 100 g (¼ de lata).
Benefícios - Consumir quatro vezes por semana diminui em 30% o risco de doenças coronarianas. O feijão é rico em proteínas, fibras solúveis (diminuem o LDL), potássio e magnésio (reduz a pressão). Além de índice glicêmico (IG) baixo, o que ajuda a estabilizar a glicose no sangue.
Sugestões - Lave o feijão-vermelho em lata para tirar o sal e o adicione a pratos, caçarolas e sopas. Bata no liquidificador com alho, cominho e pimenta- malagueta até obter uma pasta. Para uma salada rápida, misture-o com outros tipos de feijão, tomate, pepino, abacate e cebolinha.
Supernutrientes - Antioxidantes, vitamina C, fibras.
Tamanho da porção - Cerca de 7 morangos ou um punhado de mirtilos.
Benefícios - Essas frutinhas são ricas em antioxidantes, que baixam os níveis do LDL-colesterol (“mau”) e amenizam inflamações. Contêm ácido salicílico, a mesma substância encontrada no AAS.
Sugestões - Acrescente amoras-pretas, mirtilos, cranberries, framboesas e morangos a smoothies, cereais, saladas de frutas, assados e saladas. Consuma essas frutas congeladas como guloseimas de verão.
Supernutrientes -Antioxidantes, fibras, potássio, fósforo.
Tamanho da porção - 1 maçã média.
Benefícios - A maçã é rica em antioxidantes graças à quercetina, que remove os radicais livres, luta contra o câncer e ajuda no combate a inflamações. Também possui pectina, uma fibra solúvel. Sugestões - Adicione maçã a cereais, produtos de panificação e confeitaria. Ou asse uma maçã recheada com uvas-passas, nozes e canela.
Supernutrientes - Licopeno, potássio, vitamina C.
Tamanho da porção - Uma fatia média.
Benefícios - Uma única porção contém mais potássio (que reduz a pressão arterial) do que uma banana média. Além disso, quem possui níveis altíssimos de licopeno no sangue tem 50% menos risco de sofrer um infarto. Sugestões - Adicione pedaços grandes a uma salada de frango ou a saladas verdes. Após congelada, bata em um processador com uma pequena quantidade de açúcar para obter um sorbet. Ou inclua-a em saladas de frutas. Ou ainda prepare kebabs de melancia com queijo e peru.
Supernutrientes - Ácidos graxos ômega 3, vitamina B6, arginina.
Tamanho da porção - 1 punhado pequeno (cerca de 14 metades).
Benefícios - Uma porção de ômega 3 ajuda a prevenir coágulos sanguíneos e a ter um coração saudável. A arginina contribui para relaxar os vasos sanguíneos contraídos. Quem consome uma porção diária consegue reduzir em 27% o LDL-colesterol (“mau”).
Sugestões - Para uma sobremesa saudável, pique nozes, adicione azeite, uvas-passas e canela, espalhe a mistura por cima de frutas, e leve ao forno. Ou pique e acrescente-as a cereais, alimentos de forno, saladas, panquecas e waffles. Ou ainda guarde-as em um saco plástico ou pote hermético para lanchar.
Supernutrientes - Proteínas, niacina, ferro, vitamina B6, vitamina B12.
Tamanho da porção - 100 g.
Benefícios - A carne de peru é rica em proteínas, porém menos de 50% do total de gordura equivale à saturada. A niacina e as vitaminas convertem proteínas, gorduras e carboidratos em energia. Comer essa carne com frequência pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol.
Sugestões - Use-a moída em bolinhas de carne, em pratos apimentados e hambúrgueres. Ou asse um peito de peru no lugar do de frango. Ou sirva-a em saladas e sanduíches.
Supernutrientes - Fonte rica de ácidos graxos ômega 3.
Tamanho da porção - 100 g.
Benefícios - Uma porção fornece ácidos graxos ômega 3 suficientes para ajudar a minimizar o risco de arritmia, reduzir as lipoproteínas de baixa densidade (LDLs), que entopem as artérias, amenizar inflamações e evitar coágulos sanguíneos prejudiciais ao coração. Tenha como meta comer peixe três vezes por semana.
Sugestões - Asse salmão temperado com limão-siciliano. Ou escalde-o e espete-o com um garfo para soltar lascas, juntando-as a uma salada. Ou adicione-o ao macarrão com temperos. Ou, misture-o com purê de batatas, para bolinhos de peixe.
Supernutrientes - Licopeno, fibras, potássio, vitamina C.
Tamanho da porção - 1 tomate médio ou um punhado de tomates-cereja.
Benefícios - Sete porções semanais, no mínimo, podem reduzir em 30% o risco de doença cardiovascular graças ao licopeno, um antioxidante. Tomates cozidos possuem mais licopeno do que os crus. E ¼ de xícara de tomate seco tem mais potássio do que uma banana.
Sugestões - Adicione a saladas ou ao macarrão. Misture-os com feijão, cebola, milho, manjericão e pimenta-malagueta. Ou asse-os com alho e azeite de oliva.
15 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde
12 melhores alimentos para fortalecer o pulmão
19 alimentos para manter a perda de peso sem abrir mão do sabor
13 alimentos ricos em vitamina B12 que você precisa consumir
10 alimentos para evitar doenças cardiovasculares
12 alimentos saudáveis que você precisa incluir na sua dieta