Este remédio é muito conhecido por melhorar casos que não evoluiram com outros tratamentos, entenda.
A depressão é uma das causas principais de índices elevados de morte, felizmente, hoje existem formas muito efetivas de tratar esse grave problema. Justamente por este motivo existe o Setembro Amarelo, para conscientizar sobre as formas de vencer os sintomas de transtornos psicológicos.
São várias as medidas indicadas para resolver um quadro de depressão, porém entre elas um medicamento vem se destacando, e você descobre tudo o que precisa saber sobre ele a seguir.
Não deixe de conferir:
Saiba mais sobre a cetamina
Segundo o site do Gov.BR, a comunidade científica internacional considera a cetamina como uma das maiores revoluções para a saúde mental dos últimos tempos. Inicialmente usado como anestésico, o medicamento se mostrou muito eficaz no tratamento de quadros de depressão severa e que não responderam a cuidados alternativos.
O anestesiologista da empresa especializada em cetamina, Anescorp, Dr. Leonardo Boni destaca a rapidez da evolução do paciente.
"A cetamina é conhecida por sua ação rápida, com muitos pacientes relatando alívio dos sintomas em questão de horas, o que contrasta com os antidepressivos tradicionais, que podem levar semanas."
O remédio hoje faz parte da lista de Medicamentos Essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, é necessário muita cautela na prescrição da cetamina. O médico deve fazer uma avaliação cuidadosa, pois a substância pode ter algumas contraindicações e causar sintomas em pessoas que tomarem doses muito altas.
Por exemplo, acredita-se que a morte de Djidja Cardoso, empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido, esteja relacionada a uma overdose de cetamina, o que evidencia o cuidado necessário ao fazer uso desse medicamento.
É muito importante lembrar também que se você identificou algum sintoma de depressão ou de outra condição que comprometa seu bem estar mental, não hesite em procurar ajuda. Não use medicamentos de forma independente, pois isso apresenta muitos riscos, e somente um profissional pode oferecer as orientações adequadas.
Confira também: Mexer no celular pode aumentar a sua ansiedade? Confira opinião de especialista