Aprender como diferenciais sinusite ou rinite pode ser fundamental para encontrar o tratamento ideal e evitar incômodos no cotidiano.
Thyago Soares | 29 de Maio de 2025 às 10:00
Os sintomas como espirros constantes, nariz entupido e dor de cabeça são típicos tanto da rinite, quanto da sinusite. Mas como fazer para diferenciar? Entender os sintomas é fundamental para identificar e saber como agir para conter tanto a sinusite, quanto a rinite, bem como para entender o momento de procurar ajuda médica.
Muitas pessoas confundem os sintomas de rinite alérgica com os de sinusite, o que pode dificultar o diagnóstico correto e atrasar o tratamento adequado. Embora tenham semelhanças, essas duas condições são diferentes e nós vamos te ajudar a saber quais são as diferenças.
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, geralmente causada por reações alérgicas a poeira, mofo, pelos de animais, pólen ou mudanças de temperatura. Os sintomas aparecem de forma súbita e são frequentes em pessoas com histórico de alergias. Alguns dos principais sintomas da rinite são:
Já a sinusite, ou rinossinusite, é uma inflamação dos seios da face, as cavidades localizadas ao redor do nariz, olhos e testa. Pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou até mesmo por complicações de uma rinite mal controlada. Os principais sintomas da sinusite são:
Uma boa dica é observar a qualidade da secreção nasal e se há dor facial. Na rinite, a secreção é clara e fluida, e não há dor. Na sinusite, é comum haver secreção espessa, amarelada ou esverdeada, acompanhada de dor ou pressão na face.
No caso da rinite alérgica, o tratamento envolve o uso de antialérgicos, corticosteroides nasais, limpeza nasal e medidas de controle ambiental, tais quais manter a casa rigorosamente limpa e evitar carpetes, cortinas e objetos que acumulam poeira.
Por outro lado, o tratamento da sinusite depende da causa. Se for viral, geralmente melhora com repouso, hidratação e lavagens nasais com soro fisiológico. Em casos bacterianos, pode ser necessário o uso de antibióticos. Manter as vias respiratórias limpas, evitar exposição a agentes irritantes e cuidar da imunidade também ajudam na prevenção de ambas essas condições.
Se os sintomas forem intermitentes e intensos, o ideal é procurar um médico, preferencialmente, mais especificamente um otorrinolaringologista. Fique especialmente atento para sintomas como febre, dores fortes na cabeça e na face, secreção nasal com maus odores e no tempo de duração dos sintomas.
É essencial saber distinguir entre rinite e sinusite para buscar o tratamento certo, evitar complicações e minimizar os incômodos causados pelas condições durante o dia a dia. Vale ressaltar que em caso de dúvidas, contar com o atendimento médico se faz fundamental.
Resfriado no calor: é possível? Entenda os riscos fora do inverno
Vitamina C ajuda contra a gripe? Veja o que é mito e o que é verdade segundo especialistas
Solução caseira pode acelerar a cura do resfriado, diz estudo
Influenciadora Thais Carla faz bariátrica após perder 30kg; entenda