Ninguém merece conversar com alguém de mal hálito, né? Confira as dicas de como evitar que isso aconteça!
Esther Ramos | 10 de Outubro de 2023 às 11:00
A língua é normalmente negligenciada durante a rotina de higiene bucal. O que é um grande problema porque ela pode ser um local de acúmulo de bactérias e resíduos de alimentos. São esses dois fatores que causam o mau hálito, além de outros problemas. Por isso, vamos falar sobre como limpar a língua corretamente e evitar o mau hálito.
Leia também: Manchas brancas nas unhas? Entenda as causas e como evitar.
A língua é uma superfície áspera irregular, por esses motivos pode reter partículas de alimentos células mortas da boca e bactérias. Esse ambiente é propício para o crescimento de bactérias que produzem compostos odoríferos, causando o mau hálito. Além de tudo isso, essas bactérias podem gerar outros problemas como cáries e infecções gengivais.
Acompanhe os principais passos de como manter a língua limpa.
Comece pela escovação normal dos dentes, com uma boa escova e pasta com flúor. Sua escovação deve ter pelo menos 2 minutos e alcance toda a boca, cantos e parte de trás dos dentes inclusos. Depois de ter realizado a escovação regular, é hora de cuidar da língua!
Essa é uma ferramente projetada especialmente para a limpeza da língua. Comece colocando o raspador na parte de trás da língua e deslize suavemente para a frente, removendo qualquer resíduo visível. Não use outros elementos para raspar a língua, como colheres por exemplo, pois eles podem causar ferimentos.
Após o uso do raspador, enxágue bem a boca com água para remover qualquer resíduo solto. Evite usar enxaguatórios bucais contendo álcool, pois eles podem ressecar a boca e contribuir para o mau hálito a longo prazo.
Você sabia que a água é uma grande aliada para a saúde bucal? Beba água regularmente para manter a boca úmida e ajudar na produção de saliva, que tem propriedades antibacterianas naturais!
Se depois de todos esses processos o mau hálito persistir, é prudente consultar um dentista. Isso porque podem existir outras condições e problemas de saúde que podem estar contribuindo para o mau cheiro.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!