Comer muito rápido faz mal? Descubra os riscos escondidos no hábito apressado

Saiba o que o hábito de comer muito rápido pode trazer para o seu organismo e confira dicas para mudar isso.

Thyago Soares | 16 de Setembro de 2025 às 08:00

Prestar atenção na hora de comer pode influenciar diretamente na sua saúde. - Reprodução / Freepik

A pressa e a correria são parte da rotina de muitas pessoas em meio às atividades do dia a dia e por isso, é bastante comum que alguns indivíduos encarem as refeições como apenas mais uma tarefa a cumprir. Almoçar diante do computador, jantar em poucos minutos ou até “engolir” um lanche no caminho para o trabalho parecem soluções práticas, mas na realidade, comer muito rápido pode estar prejudicando a sua saúde.

O que acontece no corpo quando comemos rápido

O processo da digestão já se inicia com a mastigação e quando os alimentos não são devidamente triturados, o estômago precisa trabalhar mais, o que pode gerar desconfortos como azia, má digestão e gases. Além disso, há uma questão cognitiva, uma vez que o cérebro demora em média 20 minutos para registrar a sensação de saciedade, segundo publicação do Live Science, o que implica que ao comer com pressa, você tende a ingerir mais do que realmente precisa e, consequentemente, aumentar o risco de ganho de peso.

Ou seja, comer rápido demais pode acarretar diversos prejuízos para o seu organismo, dentre eles:

RELACIONADAS

'Celebridade': Saiba quem matou Queiroz e relembre final da novela

20 frases de boa noite românticas e curtas para mandar no WhatsApp

Jade Picon muda o visual para a nova novela das nove

Comer devagar beneficia a saúde

Se o hábito de se alimentar rápido pode minar a sua saúde, desacelerar na hora das refeições é capaz de trazer benefícios quase que instantâneamente. Mastigar mais os alimentos ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes, evita o desconforto digestivo e favorece o controle do peso. Além disso, comer devagar pode transformar as refeições em momentos de prazer, mudando a sua relação com a comida e reduzindo a ansiedade.

Deseja começar a comer mais devagar? Atitudes simples podem auxiliar nesse processo, como por exemplo apoiar os talheres entre as garfadas, evitar comer em frente à TV ou o celular e dedicar pelo menos 20 a 30 minutos para as principais refeições.

Embora comer rápido possa parecer uma estratégia para “ganhar tempo”, à longo prazo, pode acabar custando caro para a sua saúde. Dedicar atenção para a alimentação e prezar pela calma é um investimento no bem-estar físico e mental.

Compartilhe:
alimentação saúde rotina Comer muito rápido

AS MAIS LIDAS

Beber água tônica todo dia faz mal à saúde?

'Canetas emagrecedoras': saiba o que a Anvisa proibiu e o que está permitido

Compulsão alimentar: conheça os sintomas e saiba como diferenciar do simples exagero

Iodo: para que serve e o que acontece quando falta no organismo