Saiba se fazer a ingestão de chuchu diariamente pode fazer mal para a saúde ou não.
O chuchu é um alimento bastante presente na mesa brasileira e isso tem diversos motivos, afinal, ele é leve, barato e pode ser incluído em distintos pratos. Mas apesar de oferecer uma série de benefícios para o organismo, muita gente se pergunta se o consumo diário de chuchu pode acabar trazendo efeitos indesejados para a saúde. Fique conosco para descobrir!
Como o chuchu beneficia a saúde
Para começar, o chuchu é um dos vegetais com maior proporção de água, o que ajuda muito na hidratação do corpo e no funcionamento dos rins e da pele. O vegetal também é rico em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a regular o intestino, combater a prisão de ventre e dar sensação de saciedade.
Além disso, esse alimento é rico em nutrientes como potássio, vitamina C e antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres. “Esse vegetal fortalece os ossos, evita o surgimento da osteoporose, fortifica o sistema imunológico e gera energia para a rotina diária. Por conta das fibras dietéticas, é capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue”, explicou Paulo Júnior, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em publicação da instituição.
Pode comer chuchu todo dia?
De maneira geral, não há contraindicações para o consumo diário de chuchu, desde que isso seja feito de forma moderada.
Embora o vegetal ofereça múltiplos benefícios para a saúde, o seu consumo excessivo pode ocasionar em alguns desconfortos e problemas, como qualquer outro alimento, e por isso é necessário equilíbrio. Dentre os problemas possíveis, por exemplo, está o excesso na ingestão de fibras, que pode resultar em desconfortos gastrointestinais, como gases, inchaço, flatulência ou até diarreia, dependendo da sensibilidade individual.
Portanto, comer chuchu todos os dias não faz mal, pelo contrário, pode até ser uma ótima escolha para quem busca leveza, saciedade e benefícios extras para o corpo. Mas é necessário fazer uma ingestão consciente e inserir o vegetal em uma rotina de alimentação balanceada.