Cisto no pâncreas: entenda a gravidade da doença de Jon Vlogs

O influenciador revelou um aumento no tamanho do cisto, o que pode evoluir para um tumor.

Carol Peres | 6 de Fevereiro de 2025 às 14:08

O pai de Jon faleceu em decorrência do câncer no pâncreas. - Reprodução/Instagram

O influenciador Jon Vlogs revelou através do X (antigo Twitter) que vai passar por um procedimento cirúrgico para remover um cisto no pâncreas, que aumentou de 0,9 mm para 3 cm e pode ser maligno. O criador de conteúdo confessou estar um pouco apreensivo, pois seu pai morreu devido ao câncer de pâncreas. Ele disse também que acompaha o cisto desde 2021 e acredita tratar-se de uma condição genética. 

"É uma coisa triste, não é maneiro, mas é da vida. A gente não pode ficar triste. Minha mente tá avoada, eu vi o processo do meu pai, não quero que acontece comigo. Deu medo. É triste", escreveu o streamer. 

Jon Vlogs explicou que vai fazer uma viagem para os Estados Unidos, e quando voltar será operado em no máximos dois meses. Isso porque é uma situação urgente, já que, em alguns casos, o cisto pode evoluir para um tumor. 

RELACIONADAS

35 perguntas para fazer e conhecer alguém melhor no primeiro encontro

Receita de torta de maracujá deliciosa e diferente

Segredo revelado: Carla Perez fala sobre técnica para manter o shape aos 47


Você também pode se interessar:


Entenda a gravidade do problema de Jon Vlogs

O cisto é uma pequena bolsa preenchidas por uma substância líquida, gasosa ou semissólida que se desenvolve em diferentes partes do corpo. Trata-se de uma formação anormal que pode atingir a mama, os ovários, a tireóide, o fígado, ou, como no caso de Jon Vlogs, o pâncreas. 

Um cisto é diagnosticado através de avaliação clínica, exames de imagem e/ou biópsias e na maioria das vezes não representa riscos para o paciente, desaparecendo sozinhos e sem necessidade de tratamento. Ainda assim, quando constatadas, essas formações devem ser avaliadas e acompanhadas por um médico. 

São raros os casos de cistos malignos, porém, quando eles crescem de forma anormal e passam a apresentar maior rigidez existe a possibilidade de evoluírem para um tumor. A solução para isso costuma ser a remoção cirúrgica do cisto. O câncer de pâncreas é uma condição que muitas vezes só é diagnosticada em uma fase mais avançada, o que prejudica as chances de cura.  Nesse sentido, vale ressaltar a importância do acompanhamento para identificar com rapidez qualquer tipo de alteração no quadro. 

Compartilhe:
saúde tumor Cisto no pâncreas Jon Vlogs

AS MAIS LIDAS

Preta Gil fala sobre estado de saúde e fãs mandam mensagem de apoio

Consumo de café pode diminuir risco de câncer na cabeça; entenda

Câncer de pâncreas: saiba causas e sintomas da doença que levou a óbito Mark Withers, ator de Stranger Things

Vacina contra câncer no pâncreas tem resultado promissor, segundo estudo