O Med-PaLM alcançou um resultado satisfatório na avalição para atuar como profissional de saúde.
Cadu Guarieiro | 18 de Julho de 2023 às 11:18
Um estudo publicado na revista científica Nature na última quarta-feira (12) tem intrigado muitas pessoas sobre os limites da tecnologia, principalmente no que diz respeito à inteligência artficial. O Med-PaLM, um aplicativo de inteligência artificial no formato "chatbot" do Google, especializado em medicina, passou no exame que permite exercer a profissão de médico nos Estados Unidos.
Leia também: Tecnologia revive artistas que já morreram: veja 6 cantores que já 'voltaram à vida'.
O modelo tecnológico desenvolvido pelo Google faz parte da corrida entre as big techs no campo da inteligência artificial, que teve propulsão após o lançamento do ChatGPT, desenvolvido pela empresa OpenAI em parceria com a Microsoft.
A saúde tem sido a área com debates mais intensos a respeito do progresso tecnológico, onde os avanços se apresentaram mais consistentes e com algoritmos capazes de ler exames médicos com mais eficácia que os humanos. Um exemplo disto é a robô Nadine, máquina alimentada por inteligência artificial que atua como cuidadora de idosos.
Segundo Nadia Magnenat Thalmann, especialista em robótica da Universidade de Genebra, que serviu como modelo para o visual do androide, robôs como Nadine poderão ser mais eficazes que profissionais de saúde em um futuro mais próximo do que se imagina, principalmente no que diz respeito à disponibilidade.
"Ela [Nadine] tem tempo 24 horas por dia. Os outros não têm tempo", disse Nadia.
De acordo com o Google, o Med-PaLM é o primeiro grande modelo de linguagem, técnica de inteligência artificial treinada com grandes quantidades de textos produzidos por humanos, a ser aprovado no Exame de Licenciamento Médico dos EUA, o USMLE (US Medical Licensing Examination).
Para ser aprovado no exame que habilita o exercício da medicina nos Estados Unidos, o profissional precisa alcançar uma quantidade de acertos que atenda a 60% da prova. Segundo os pesquisadores do Google, o Med-PaLM obteve 67,6% de acertos nas perguntas de múltipla escolha do USMLE.
Ainda que as considerações finais da pesquisa confirmem a aprovação da inteligência artificial no exame, o estudo entende o resultado como animador, porém, ainda inferior aos atingidos por humanos.
O ChatGPT, também atingiu resultados satisfatórios na avaliação, de acordo com um estudo publicado em fevereiro deste ano. A principal diferença entre os dois modelos de linguagem é que ao contrário da tecnologia desenvolvida pela OpenAI em parceria com a Microsoft, o Med-PaLM não é acessível para o público geral.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Maria Rita canta pela primeira vez com Elis Regina e emociona internet; confira o vídeo
Igreja usa inteligência artificial para promover culto na Alemanha; entenda o caso
Empresa americana desenvolve Inteligência Artificial para "reviver" os mortos
VÍDEO: Veja comercial de cerveja assustador feito por IA que acabou virando meme
9 profissões que devem desaparecer em breve; você está preparado?
Na guerra, inteligência artificial é usada para reconhecer mortos e espiões