O número de casos de catapora aumentou 65% na cidade de São Paulo em 2022. Saiba o motivo e aprenda a reconhecer os sintomas da doença.
Gabriela Botafogo | 15 de Dezembro de 2022 às 16:00
De acordo com dados levantados pela Prefeitura de São Paulo, em 2022 o número de casos de catapora aumentaram bastante na cidade em comparação com o último ano. Em 2021, os dados apontaram 129 quadros confirmados de infecção pelo vírus. Já em 2022, esse número subiu para 213, batendo a marca de 56 surtos (quando há um aumento repentino dos casos) em um único ano, até o mês de outubro.
De acordo com Marcio Nehab, infectologista pediátrico do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a baixa cobertura de vacina contra a Varicela-Zóster é a principal causa para o aumento dos casos.
A vacina tetraviral (SCR-V), que é a vacina que protege contra o vírus da catapora, está com sua cobertura inferior a 50% da população-alvo nacional, de acordo com análise do Observa Infância (Fiocruz/ Unifase).
"A primeira dose da vacina já dá uma proteção de 85% contra a catapora. A segunda dose, que é igualmente importante, aumenta essa proteção para 97%. E caso ocorra a infecção pelo vírus os sintomas serão muito mais leves. Uma criança não vacinada contra catapora pode ter 100 a 200 lesões de pele, por exemplo", esclarece Marcio Nehab.
Os sintomas da catapora começam a surgir entre 10 a 21 dias após o contágio. Os sintomas mais comuns e conhecidos da catapora são o aparecimento de manchas vermelhas ou bolas avermelhadas pelo corpo. Porém, além das manchas, a pessoa infectada também pode apresentar coceira, febre baixa e moderada com duração média de quatro dias, mal-estar, cansaço, dor de cabeça e perda de apetite.
As infecções secundárias na pele são as complicações mais comuns da catapora. A doença acaba criando uma porta de entrada para algumas bactérias, causando infecções na pele, ouvido ou até encefaltile, uma inflamação no sistema nervoso central. Por isso, é tão importante a prevenção contra a doença. Caso você tenha contraído a doenca confira 5 formas de aliviar rapidamente os sintomas da catapora.
Paralisia Infantil: o retorno de uma doença erradicada
Vacina antirrábica: saiba quando tomar
Entenda por que é importante se vacinar contra a Covid-19
Vacinação infantil: conheça o calendário do Ministério da Saúde
Entenda a importância da vacina contra o sarampo
Catapora: conheça 5 formas de aliviar os sintomas rapidamente