Cansaço excessivo pode ser mais do que estresse; veja quando se preocupar

Saiba quando o cansaço excessivo pode ser um alerta, como evitar e de quais formas você pode tentar equilibrar a sua rotina.

Thyago Soares | 17 de Junho de 2025 às 11:00

O cansaço pode ser um alerta para a saúde física e mental. - Reprodução / Freepik

Se sentir esgotado após um dia intenso de trabalho ou uma semana cheia de compromissos é comum e até mesmo esperado. No entanto, quando a sensação de cansaço não passa, mesmo após um descanso adequado, pode ser uma bandeira vermelha e um indicativo de que algo mais sério está acontecendo com o corpo, seja um burnout ou até mesmo algum distúrbio metabólico.

Quando o cansaço deixa de ser normal

O cansaço persistente pode ir além do estresse e indicar condições que exigem atenção médica. A fadiga constante está ligada à saúde mental e problemas emocionais, mas também pode ser um alerta sobre as condições físicas do corpo. É imprescindível identificar a causa desse cansaço para garantir qualidade de vida e bem-estar.

Um dos principais sinais de alerta deve ser quando a exaustão interfere nas atividades do dia a dia, ou seja, se a pessoa dorme bem e se alimenta de forma equilibrada, mas ainda assim se sente esgotada, é um sinal de alerta e deve-se investigar.

RELACIONADAS

5 exercícios para reduzir a flacidez da papada

Estudo tenta 'desligar' cérebro humano e induzir hibernação; entenda

Vai começar a treinar em 2026? Veja 10 cuidados essenciais para evitar lesões, segundo especialistas

Quais são as possíveis causas do cansaço?

A importância de procurar ajuda médica

Ignorar o cansaço constante pode agravar problemas de saúde e impactar diretamente o rendimento pessoal e profissional. É importante observar por quanto tempo os sintomas persistem e se há outros sinais associados, como perda de peso, falta de apetite, queda de cabelo ou alterações no humor, neste caso, é imprescindível procurar um médico. Além da avaliação clínica, exames laboratoriais simples podem ajudar a identificar deficiências nutricionais, desequilíbrios hormonais ou até mesmo inflamações.

Como prevenir o cansaço?

Há formas simples de prevenir a sensação constante e de cansaço e que podem melhorar o seu dia a dia! Vale ressaltar que manter uma rotina equilibrada é fundamental para afastar a sensação de fadiga do dia a dia. Algumas medidas importantes incluem:

Reforçamos que nem sempre o cansaço é “só psicológico” ou resultado de uma rotina atribulada. Embora o esgotamento possa sim ser fruto de um burnout ou exaustão devido às demandas de trabalho,  ele também pode ser o sintoma visível de um problema físico invisível. Por isso, ao notar que o desgaste físico e mental se tornou parte constante dos seus dias, o mais indicado é buscar orientação médica e investigar as possíveis causas.

Compartilhe:
saúde burnout alerta cansaço

AS MAIS LIDAS

Você sente tontura ao levantar? Veja o que isso pode indicar

O que aconteceu com Benedito Ruy Barbosa? Saiba estado de saúde do criador de 'O Rei do Gado'

7 gatilhos comuns e surpreendentes da alergia ao pólen que você precisa saber

Renata Capucci desabafa sobre diagnóstico e médico alerta para riscos