Café causa gastrite? Dr. Dráuzio Varella explica a verdade

Especialistas da saúde explicam se tomar um cafezinho pode realmente ocasionar crises de gastrite.

Thyago Soares | 4 de Fevereiro de 2025 às 16:00

O café está entre as bebidas mais consumidas do Brasil, mas será que o seu consumo faz mal para a gastrite? - Farknot_Architect / iStock

É apaixonado por café mas sofre com gastrite? Muita gente acha que o consumo da bebida está diretamente ligado à causa dessa inflamação estomacal, contudo, os especialistas da saúde apontam que não é bem por aí. O médico Dráuzio Varella explicou que, na verdade, o consumo diário de café não causa gastrite, mas pode acabar favorecendo as crises da condição.

A gastrite nada mais é do que uma inflamação na mucosa do estômago e é uma condição que pode causar desconforto significativo. Em casos mais graves, essa inflamação se desdobra de forma crônica ou aguda e pode chegar a se complicar, causando até mesmo infecções e úlceras estomacais.

Alguns dos principais fatores que levam ao desenvolvimento da gastrite são o estresse, o uso excessivo de medicamentos, o uso de álcool, tabagismo e o consumo de alimentos que aumentem o nível de acidez no estômago. É aí que o café entra como um potencial inimigo de indivíduos que sofrem com gastrite.

RELACIONADAS

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Corte de cabelo para dar leveza: 4 ideias para deixar seus fios leves e despojados

6 séries turcas que devem chegar à Netflix em 2025

“O café aumenta a produção de ácido pelo estômago. Essa alteração pode inflamar a mucosa gástrica ou esofágica. Assim, o paciente pode desenvolver os quadros de gastrite, refluxo gastroesofágico, esofagites e até úlceras gástricas”, explicou o médico Paulo Barros, gastroenterologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, ao Portal Dráuzio Varella.

O especialista afirma que o consumo de bebidas e alimentos que aumentam a produção ácida do estômago pode levar ao aumento das crises da condição. 

“A cafeína e os polifenóis presentes no café estimulam a produção de gástrica e ácido clorídrico pelo estômago. Esse efeito pode ser benéfico – por exemplo, quando tomamos um cafezinho após a refeição para ajustar a digestão dos alimentos. Porém, em pessoas que já têm uma produção aumentada de ácido estomacal, tomar [café] em jejum pode levar a um aumento exacerbado da acidez estomacal, predispondo a gastrite ou a úlceras gástricas”, complementou o médico Rodrigo Moises, gastroenterologista do Hospital Nove de Julho, também ao Portal Dráuzio Varella.

Alguns outros alimentos também são capazes de afetar a acidez estomacal e devem ser consumidos com bastante cautela, tais quais alimentos fritos, comidas apimentadas e condimentadas, alimentos cítricos e outras bebidas com cafeína.

Compartilhe:
alimentação saúde café dieta gastrite

AS MAIS LIDAS

Otávio Mesquita faz alerta para importância de exames preventivos

Ana Maria Braga é hospitalizada às pressas após picada de escorpião; saiba como está apresentadora

Faz mal comer muita Castanha-do-Pará? Entenda a quantidade ideal

4 atitudes para melhorar a saúde mental