Cabelos oleosos, pele irritada… Veja o que o banho quente pode causar (e como se proteger)

Saiba quais são os efeitos que um banho quente pode causar para a sua saúde e como evitar danos da água quente à sua pele e cabelo.

Thyago Soares | 8 de Julho de 2025 às 10:00

O banho quente pode ser gostoso, mas oferece riscos à saúde. - Reprodução / Freepik

Nada mais aconchegante do que um banho quente em dias frios, não é mesmo? Contudo, embora a sensação seja boa, a água muito quente pode prejudicar a saúde da pele e dos cabelos. De ressecamento a oleosidade excessiva, os efeitos nem sempre são imediatos, mas podem ser sentidos ao longo do tempo, especialmente se os banhos quentes forem frequentes e demorados.

Seria o banho quente um vilão para a saúde da pele?

De acordo com a dermatologista Mariana Scribel, CEO da Clínica Scribel, os banhos demasiado quentes podem acabar ressecando a pele, o que eventualmente prejudica o aspecto da mesma e até mesmo pode ocasionar em aumento das chances de infecções cutâneas.

 "O ressecamento causado pelos banhos quentes e frequentes acelera o envelhecimento da pele, contribuindo para o surgimento de linhas finas e perda de elasticidade", explica a dermatologista em entrevista ao jornal Estado de Minas.

RELACIONADAS

Netflix: 365 Dias vai ter continuação? Fãs pedem quarta parte do filme

Mel Maia passa por transição capilar e compartilha resultado; veja antes e depois

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

Cabelos com raiz oleosa e pontas ressecadas

Se o couro cabeludo parece mais oleoso após o banho, o calor pode ser o culpado. Isso porque a água quente estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo como forma de defesa contra o ressecamento. O resultado? Cabelos com raiz oleosa e pontas secas, principalmente em quem já tem tendência à oleosidade.

O excesso de calor também pode abrir as cutículas dos fios, favorecendo a perda de água e nutrientes, deixando os cabelos opacos, quebradiços e sem vida.

Qual o banho ideal?

De acordo com a médica, o recomendado é que os banhos sejam na temperatura morna e que não passem dos 10 minutos. A especialista também alerta que a quantidade de banhos deve ser de apenas 1 banho por dia.

"No inverno, um banho por dia é suficiente, evitando o uso excessivo de produtos agressivos à pele. Buchas não são recomendadas", afirma a especialista.

Como se proteger dos efeitos do banho quente

Embora abandonar de vez a água quentinha pareça impensável no inverno, alguns cuidados simples podem minimizar os danos sem que você precise abrir mão do conforto dos banhos quentes:

O banho quente, apesar de prazeroso, pode trazer efeitos colaterais para a saúde da pele e dos cabelos se não for feito com moderação. Adaptar a rotina com produtos adequados e temperaturas mais suaves é essencial para manter o equilíbrio e o bem-estar durante os dias mais frios.

Compartilhe:
pele saúde banho quente cabelo banho inverno

AS MAIS LIDAS

Edu Guedes passa por cirurgia e preocupa fãs; saiba o que aconteceu

Tossir ou espirrar no cotovelo diminui a transmissão da doença? Veja o que diz especialista

Resfriado em bebês: sinais de alerta que todo cuidador deve conhecer

7 gatilhos comuns e surpreendentes da alergia ao pólen que você precisa saber