Condição que acomete os pulmões pode afetar todo o organismo e precisa de atenção.
A cantora e drag queen Pabllo Vittar revelou através de um vídeo publicado em seu TikTok que estava doente quando abriu o show de Lady Gaga em Copacabana. Segundo a artista, ela recebeu o diagnóstico de bronquiste asmática durante a preparação para o evento.
"Agora eu uso até bombinha de ar. Uso máscara no aeroporto, não é pra me disfarçar não. "Gripe, tosse, essas coisas, tudo a gente pega pelo ar. E eu com bronquite não quero pegar gripe dos outros", relatou no vídeo.
O relato de Pabllo acendeu o interesse do público sobre essa condição comum, mas ainda incompreendida. Portanto, confira o que é a bronquite asmática, sintomas e medidas de tratamento.
O que é bronquite asmática?
Bronquite asmática é outra denominação para asma e bronquite alérgica. Segundo o site Tua Saúde, o termo 'bronquite asmática' não é usado pela comunidade médica.
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, a asma trata-se de uma inflamação crônica dos brônquios, que são os tubos que levam o ar para dentro dos pulmões. Assim, as vias áreas inferiores são impactadas, o que aumenta a produção de secreções e prejudica a passagem de ar. Apesar de ser uma doença que acomete os pulmões, ela afeta todo o organismo.
Sintomas da bronquite asmática
Os seguintes sintomas podem estar associados à asma, e devem ser avaliados por um pneumologista para obtenção do diagnóstico.
- Tosse frequente e prolongada, geralmente durante a noite (seca ou com catarro);
- Chiado, cansaço ou peso no peito;
- Dificuldade para respirar;
- Respiração ofegante;
- Tosse ou falta de ar ao praticar exercícios
O que causa a asma?
Para o médico pneumologista Carlos Carvalho, em entrevista ao portal Dráuzio Varella, os fatores que desencadeiam uma crise são muito individuais.
"Necessariamente, se a poeira faz mal para uma pessoa, não vai fazer mal para todos os asmáticos, embora a maior parte deles seja sensível a ela, especialmente à poeira doméstica. Também podem causar irritação o pólen e outros materiais orgânicos que existem em árvores e plantações. O ar frio e agentes infecciosos, principalmente os vírus, estão na lista dos elementos que podem desencadear a crise e provocar uma reação exagerada nos asmáticos."
Portanto, vários fatores podem provocar uma crise em quem asma. É fundamental ter atenção a estas possíveis causas, para tomar medidas que evitem o agravamento de um quadro.
- Infecções;
- Mudanças de tempo;
- Fumaças;
- Poluição;
- Cheiros fortes;
- Esforço físico;
- Aspectos emocionais;
- Exposição ao ar frio;
Existe cura para a asma?
Segundo o Ministério da Saúde, não existe cura para a asma, mas a doença pode ser controlada com alguns cuidados. Os tratamentos mais comuns envolvem medicamentos de controle e medicamentos de alívio dos sintomas.
Os remédios de controle servem para prevenir o aparecimento dos sintomas e evitar as crises de asma, através da redução da inflamação dos brônquios, enquanto os de alívio ajudam nos momentos de piora do quadro. A definição do tratamento é feita a partir dos sintomas, do histórico clínico e da avaliação funcional conforme cada caso, por isso o acompanhamento médico é indispensável.
Em todos os casos, é essencial também reduzir a exposição aos fatores desencadeantes das crises asmáticas. É fundamental seguir corretamente as orientações do médico que está acompanhando o seu caso.
Mantenha os ambientes bem higienizados e evite o contato com produtos que têm cheiros fortes. É necessário também evitar fumaça e fumantes. Tenha atenção pois a asma não controlada pode causar complicações.
Contudo, não é necessário desespero. Obter o diagnóstico e as orientações médicas já te permite identificar os cuidados que devem ser tomados, seja para prevenir uma crise ou para superá-la. Dessa forma, é possível viver tranquilamente e sem prejuízos à qualidade de vida. Por exemplo, Pabllo Vittar conseguiu seguir com seus compromissos mesmo lidando com uma crise asmática.
Vale lembrar que essa matéria tem fins informativos, e não substitui uma consulta médica.