O bicarbonato de sódio é uma uma substância cheia de benefícios, como alívio para queimaduras, ressaca e dores de estômago. Confira melhor!
Sem dúvida, o bicarbonato de sódio é o produto mais polivalente da dispensa. Além de essencial em várias receitas – é usado para fazer crescer a massa de bolos, biscoitos e outras delícias –, é também um limpador eficaz que não agride o meio ambiente.
O bicarbonato de sódio é um sal levemente alcalino que reage com facilidade com ácidos. Essa reação libera dióxido de carbono, o que causa a efervescência. A maior parte dele vem do carbonato de sódio, que ocorre naturalmente num minério chamado trona.
Como se não bastasse, ele também é um remédio suave e de ação rápida para resolver vários probleminhas de saúde, desde assaduras causadas por fraldas até queimaduras de sol.
Além disso, o bicarbonato de sódio é um dos antiácidos de ação mais rápida. Faz cessar o prurido das picadas e ferroadas de insetos; ajuda a remover a placa dentária e neutraliza os ácidos que danificam os dentes; alivia sintomas de infecções da bexiga. Os médicos o utilizam até para reduzir os ácidos sanguíneos durante diálise nas doenças renais. Não subestime aquele frasco guardado no fundo da geladeira.
Importante saber!
O bicarbonato de sódio atende a normas de segurança para uso como ingrediente alimentar e pode ser usado livremente, mas com duas ressalvas importantes.
A primeira: quem faz dieta de restrição de sódio deve consultar o médico antes de ingerir o bicarbonato, pois ele pode aumentar os níveis de sódio no organismo.
A segunda: por se tratar de um composto contendo sódio, não deve ser consumido por pacientes hipertensos ou com insuficiência cardíaca.
Você encontra o bicarbonato de sódio nas farmácias. Porém, é um produto muito estável, então sua validade é praticamente ilimitada. Portanto, guarde-o em local fresco e seco para preservá-lo. Para uso tópico, você pode misturá-lo com água para produzir uma pastinha, mas antes de ingeri-lo é preciso dissolvê-lo por completo.
Bicarbonato de sódio como antisséptico bucal
A água oxigenada é um desinfetante forte. Isso é uma vantagem, já que uma afta é uma ferida aberta vulnerável à infecção, o que aumenta a dor. Além disso, o bicarbonato de sódio, que é alcalino, proporciona alívio extra ao neutralizar os ácidos. Bocheche uma solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em
½ xícara de água morna
¼ de xícara de água oxigenada
¼ de xícara de água
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de sal
- Misture a água oxigenada com a água num copo.
- Adicione o bicarbonato e o sal e mexa até dissolver por completo.
- Bocheche bem a solução e depois cuspa.
- Além disso, o bicarbonato, por ajudar a matar as bactérias, também pode aliviar a dor das aftas! Bocheche uma solução de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em ½ xícara de água morna.
Azia e diarreia
O bicarbonato de sódio é alcalino e por isso neutraliza o ácido estomacal. Misture ½ colher de chá e algumas gotas de limão em ½ xícara de água morna. Mas não se esqueça do limão! Ele dispersa um pouco do gás que o bicarbonato de sódio cria no estômago ao entrar em contato com o ácido gástrico.
Confira esta mistura de soro caseiro. Quando estiver com diarreia, beba durante o dia para se certificar de que está repondo os líquidos eliminados pela diarreia. Beba até três litros por dia.
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 litro de água
Por final, misture todos os ingredientes numa jarra até dissolver e beba sempre que necessário. Para assaduras, lactentes com dermatite das fraldas sentem-se melhor após um banho com bicarbonato. Reduz a coceira e ajuda a cicatrizar a pele mais rapidamente.
Dor de garganta
O bicarbonato de sódio é levemente antisséptico e suavizante. Para aliviar a dor de garganta, dissolva ½ colher de chá de bicarbonato de sódio num copo de água morna e usar como gargarejo durante o dia. Confira este gargarejo tradicional alivia a dor de garganta, e sua doçura é uma tentação para as crianças quererem gargarejar um pouco mais.
- 2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar mascavo
- ½ colher (chá) de sal
- ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 2 xícaras de água morna
Agora, em uma jarra com tampa hermética, misture o açúcar mascavo, o sal, o bicarbonato de sódio e a água morna. Agite bem antes de cada utilização. Por fim, gargareje com até ½ xícara quatro vezes por dia. Faça um preparado fresco todos os dias.
Flatulência
Para remediar um sistema digestivo cheio de gás, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio num pequeno copo de água. Logo depois, adicione um pouco de suco de limão e beba aos poucos.
Frieira
Adicione a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a água suficiente para fazer uma pasta. Esfregue-a onde o pé coça. Isso proporcionará alívio rápido. Deixe a pasta no local por 5 a 10 minutos; enxágue bem e seque os pés. Logo após, polvilhe os dedos do pé com talco ou amido de milho.
Indigestão
Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio num copo de água, coloque algumas gotas de suco de limão e beba. Se seu estômago estiver muito ácido, essa solução neutraliza o ácido e ajuda a aliviar o gás doloroso. Em casos muito raros, o bicarbonato de sódio explodiu no estômago, causando laceração, então esprema o suco de limão na água antes, para dissipar um pouco do gás antes que ele atinja o estômago.
Infecções vesicais
Certas bactérias multiplicam-se no ambiente ligeiramente ácido do interior da bexiga. Se você estiver com infecção, um coquetel de bicarbonato de sódio e água será o drinque perfeito para depois do jantar.
Mau cheiro nos pés
As ervas e os óleos essenciais desta mistura aromática ajudam a reduzir o suor, combatem o mau cheiro e mantêm os pés frescos e limpos. O alecrim e o gengibre estimulam a circulação, ao passo que a sálvia inibe a transpiração. Então, aprenda a fazer uma imersão superdesodorante para os pés!
Você precisará de:
- 1 colher (sopa) de alecrim seco
- 1 colher (sopa) de sálvia seca
- 1 colher (sopa) de raiz de gengibre fresca, ralada fina, ou 1 colher (chá) de pó de gengibre seco
- 4 xícaras de água, ou mais, conforme necessário
- 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (sopa) de sal de Epsom
- 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
- cubos pequenos de gelo ou gelo moído
Para preparar:
- Coloque o alecrim, a sálvia e o gengibre numa vasilha grande com água. Deixe levantar fervura. Retire do fogo, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe.
- Acrescente o bicarbonato de sódio, o sal de Epsom e o óleo de melaleuca (tea tree). Misture bem. Logo depois, numa bacia rasa grande o bastante para colocar os dois pés. Adicione mais água para cobrir os pés e acrescente o gelo.
- Por fim, mergulhe os pés durante 15 minutos; seque-os sem esfregar
Pó perfumado para pés com bicarbonato
O amido de milho faz os pés ficarem macios e os óleos essenciais eliminam as bactérias que causam o mau odor. Para isso, utilize:
- ½ xícara de bicarbonato de sódio
- ½ xícara de amido de milho
- 15 gotas de óleo essencial de limão
- 15 gotas de óleo essencial de lavanda
- 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
Agora, peneire o bicarbonato de sódio e o amido de milho para remover os grumos. Acrescente os óleos de limão, de lavanda e de melaleuca (tea tree) e peneire novamente. Depois, armazene o pó num recipiente hermético em lugar fresco e escuro.
Por fim, para usar, mergulhe um disco de aplicar pó de arroz na mistura e passe nos pés depois do banho.
Picadas, ferroadas ou urticária
É possível neutralizar os venenos de abelhas e formigas usando este item. Basta fazer uma pasta de bicarbonato com água fria e usá-la para cobrir a ferroada. Já para a urticária, o bicarbonato de sódio é um remédio clássico pois melhora a pele com coceira. Basta despejar um punhado ou dois na banheira com água morna ou fria e ficar pelo menos 15 minutos.
Queimadura
O bicarbonato de sódio alivia a inflamação da pele. Jogue um punhado na banheira cheia de água fria. Faça um banho de imersão para queimadura de 20 minutos. A aveia reduz a inflamação e alivia a irritação da pele; o bicarbonato de sódio reduz a coceira e ajuda a pele a se recuperar; as proteínas do leite ajudam a minimizar a dor.
Para fazer esse banho, você precisará de 2 a 4 xícaras de aveia, uma 1 xícara de bicarbonado de sódio e 1 xícara de leite. Separe esses produtos e siga esses dois passos simples:
- Ponha a aveia no processador de alimentos e bata até formar um pó.
- Despeje a aveia, o bicarbonato de sódio e o leite à água da banheira, ou enrole os ingredientes num tecido fino ou numa meia-calça; amarre na torneira quando estiver enchendo a banheira. Permaneça imerso na banheira por 20 minutos; não use a toalha para se secar. Mas cuidado: se a pele apresentar bolhas, não adicione leite à banheira.
Bicarbonato para aliviar a ressaca
Não se trata de uma cura, mas pode fazer sua manhã começar de uma forma menos penosa. Confira esta dica que reidrata e diminui a acidez gástrica. Você precisará de:
- 2 colheres (chá) de suco fresco de limão-siciliano
- 1 colher (chá) de mel
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 250 ml de água fria
Por fim, é só misturar o suco de limão, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal na água e beba.
Sinusite
Fácil de fazer, esta solução limpa as vias nasais e alivia bastante a pressão nos seios da face. Por isso, confira como fazer esse spray super simples de solução salina!
- ¼ de colher (chá) de sal marinho
- ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de água fervida, esfriada até uma temperatura suportável
Para preparar, adicione o sal e o bicarbonato de sódio à água e misture até dissolver. Para injetar a solução no nariz, use uma bombinha de sugar catarro, um neti pot ou um irrigador oral no menor nível (para isso, é necessário um adaptador especial). Lave o nariz com essa solução duas a três vezes por dia.