Há quem ame, há quem odeie. O fato é que o verão é uma das estações mais convidativas para consumir frutas. Essas são excelentes opções para refrescar e
Há quem ame, há quem odeie. O fato é que o verão é uma das estações mais convidativas para consumir frutas. Essas são excelentes opções para refrescar e adoçar, de forma saudável, o seu dia. Por isso, confira alguns benefícios das frutas da estação que não podem ficar de fora da geladeira de sua casa.
Melancia
Poucos sabem, mas a deliciosa melancia traz, além do sabor, uma série de benefícios à saúde em sua composição. Rica em potássio e magnésio, ela é um ótimo diurético natural, por exemplo.
Além disso, é capaz de prevenir diversas doenças e tem na sua composição a cucurbitacina E, que atua como um potente anti-inflamatório. Queridinha do verão, a fruta é uma das mais completas para o organismo. E o melhor: dada a enorme produção no Brasil, a melancia é uma das frutas mais baratas em feiras e hortifrutis.
Ameixa
Seja sozinha ou como ingrediente de saladas, pães, bolos, compotas, sobremesas ou carnes, a ameixa é um alimento nutritivo de baixa caloria. Extremamente saborosa, esta deliciosa fruta esconde diversos benefícios para a nossa saúde. Para você ter uma ideia, uma ameixa fresca de tamanho médio contém apenas 36 calorias, além de diversos nutrientes, como fibras, vitamina C e potássio. Já as ameixas enlatadas contêm as mesmas quantidades de riboflavina e potássio, mas bem menos vitamina C.
Confira todos os benefícios da ameixa aqui!
Figo
O figo é uma fruta deliciosa que pode ser perfeitamente combinada com queijos e misturada em saladas. Também é muito rico em fibras, potássio, manganês, e uma fonte de cálcio rara em frutas.
Quando os figos frescos não estão na época, os figos enlatados ou secos proporcionam sabor e benefícios nutricionais. Embora muito calóricos, os figos secos são um lanche nutritivo, contribuindo com cerca de 10% ou mais da Ingestão Diária Recomendada de cálcio, bem como 4 g de fibras, 300 mg de potássio e quantidades razoáveis de vitamina B6. Consumir figos com frutas cítricas ou outra fonte de vitamina C aumenta a absorção de seu ferro.
Confira todos os benefícios do figo aqui!
Goiaba
Pequena fruta tropicaloriginária do sul do México e da América Central, a goiaba pode ser redonda, oval ou em forma de pera. A cor das cascas finas varia do amarelo-claro ao verde-amarelado.
Por peso, as goiabas têm quase duas vezes mais vitamina C que uma laranja: uma goiaba média fornece 165 mg, em comparação com apenas 75 mg de uma laranja fresca. A vitamina C, um importante antioxidante, ajuda a proteger as células dos danos dos radicais livres: as pessoas que consomem grandes quantidades de vitamina C pelos alimentos geralmente têm taxas mais baixas de muitos tipos de câncer, como de pulmão, mama e cólon.
Confira todos os benefícios da goiaba aqui!
Manga
Como outras frutas de cor laranja e amarelo intensos, as mangas são excepcionalmente ricas em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A. Uma manga média (227 g) tem 135 calorias e 57 mg de vitamina C, que é mais do que 50% da Ingestão Diária Recomendada. Esse poderoso antioxidante ajuda a proteger contra o câncer.
Confira todos os benefícios da manga aqui!
Maracujá
O maracujá é uma fruta tropical deliciosa que tem a casca ondulada amarela. A casca dura não é comestível; quando está enrugada, é porque a fruta está madura. As sementes podem ser comidas ou a polpa suculenta interna pode ser coada.
O maracujá é uma grande fonte de fibra alimentar, caso você coma as sementes. Isso ajuda a melhorar a digestão e a evitar a constipação intestinal e dá sensação de saciedade mais rápido, o que pode ajudar no controle do peso.
Confira todos os benefícios do maracujá aqui!