Confira quais são os benefícios da pitaya, fruta tropical de origem latina e que vem conquistando os brasileiros.
Dra. Márcia França (CRN 20102100) | 23 de Setembro de 2022 às 13:13
A pitaya, também conhecida como a fruta do dragão por conta da sua aparência, tem origem na América Latina e vem ganhando força aqui no Brasil. Principalmente entre as pessoas preocupadas em manter uma alimentação mais saudável.
Rica em fibras, essa fruta tropical tem poder antioxidante, pois ajuda no funcionamento das células, na digestão e na pressão. Além disso, ela também auxilia no combate à anemia, já que também é rica em vitaminas e minerais.
Leia também: 5 problemas de pele mais comuns no verão para ficar de olho
É possível consumi-la de diversas formas, seja como fruta mesmo ou como sucos, vitaminas, geleias ou sorvetes, por exemplo.
Existem três tipos dessa fruta tropical que podem ser encontradas tanto aqui no Brasil quanto em outros países: pitaya branca, pitaya vermelha e pitaya amarela.
Para saber todas as diferenças entre os tipos de pitaya, veja a matéria completa neste link.
Como já adiantamos anteriormente, essa fruta latina traz diversos benefícios à saúde, por ser rica em vitaminas e minerais. Veja outros benefícios para a saúde:
Por possuir uma grande quantidade de fibras que ajudam nos movimentos intestinais, a pitaya pode ser uma grande aliada para o seu estômago. Os oligossacáridos presentes na fruta auxiliam na produção de probióticos que auxiliam a digestão e podem ajudar até em tratamentos de infecções intestinais.
O consumo da pitaya, unido a uma dieta saudável, ajuda prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares e ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Nesse caso, as sementes presentes na fruta ajudam pois contém ácidos graxos essenciais, como é o caso do ômega 3.
Além de ser constituída de fibras que são capazes de soltar o intestino, a fruta também possui vitaminas, minerais e um alto teor de água. Assim, auxilia na digestão, na absorção dos nutrientes e melhora o funcionamento dos rins.
Ajudando no fortalecimento do sistema imunológico, a pitaya é uma fruta rica em vitaminas B, C e E e em minerais, como ferro e fósforo. A vitamina C, por exemplo, é fundamental na absorção de ferro.
Essa fruta tropical é rica em antioxidantes que ajudam no combate ao câncer. Os anti-inflamatórios em sua composição evitam o dano que é causado pelos radicais livres às células e, automaticamente, previne o desenvolvimento de doenças como artrite reumatoide, câncer e diabetes.
As fibras presentes na pitaya, principalmente na vermelha, ajudam a regular os níveis glicêmicos. Rica em antioxidantes que atuam regulando os níveis de açúcar no sangue, ela pode melhorar as condições de pré-diabetes ou o desenvolvimento dela.
Leia também: Resistência à insulina: uma epidemia crescente
Devido ao baixíssimo número de calorias e alta quantidade de fibras, que proporciona uma maior saciedade, a pitaya é uma ótima alternativa frutífera para compor uma dieta voltada ao emagrecimento! A fim de perder um quilinhos? Conheça agora 8 tipos de dietas diferentes para perder peso de forma saudável!
Tendo em vista sua composição rica em água e antioxidantes, a pitaya é uma ótima aliada para hidratação cutânea e, consequentemente, manutenção de uma pele bonita, sobretudo, contra o envelhecimento precoce! Quando o consumo da fruta do dragão é combinado com cosméticos de prevenção aos sinais da idade, é impossível não estar sempre deslumbrante. Confira os 5 melhores cremes antissinais que, com certeza, te deixarão encantada!
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteoporose atinge, aproximadamente, 15 milhões de pessoas no Brasil, doença essa que pode ser prevenida, ou melhor gerenciada, com a inclusão da pitaya na dieta, tendo em vista que a fruta fornece cálcio, fósforo e magnésio, auxiliando assim no fortalecimento dos ossos!
Além de deliciosa, a pitaya é bastante versátil, uma vez que pode ser consumida de diferentes maneiras e incluída na rotina com facilidade, confira, a seguir, as diversas formas de saborear a fruta do dragão!
A pitaya é uma fruta muito versátil, ela pode ser usada como sobremesa ou até mesmo em saladas. Veja abaixo algumas formas de incluir a pitaya na sua dieta:
Agora que você já sabe como a pitaya pode beneficiar a sua saúde, confira algumas receitas para incluir essa fruta na sua dieta.
Em um liquidificador, adicione a pitaya, a banana, o abacaxi, a manga e o suco de laranja. Em seguida, adicione gelo a gosto para obter a consistência desejada.
Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e cremosa. Despeje o smoothie em copos e sirva imediatamente. Você também pode decorar com fatias de pitaya para um toque extra de beleza.
Experimente estas receitas refrescantes com pitaya e aproveite todos os benefícios nutricionais e o sabor único dessa fruta em sua alimentação diária. Compartilhe com seus amigos e familiares e ajude-os a descobrir novas maneiras de incluir essa fruta incrível em sua dieta!
* Texto publicado originalmente por Yulli Dias em Seleções e revisado pela nutricionista Márcia França.