A meditação é um processo de autocuidado fundamental para uma mente saudável.
Cadu Guarieiro | 1 de Setembro de 2023 às 13:17
Caracterizada como a atenção voltada para qualidade da vida cognitiva, emocional e prevenção de transtornos, como ansiedade e depressão, a saúde mental é um pilar imprescindível para quem busca uma vida saudável.
Leia também: Tentando me achar: uma luta contra a depressão.
Além do acompanhamento psicológico, outros fatores influenciam diretamente em uma mente saudável, como uma alimentação regrada, exercícios físicos e, sobretudo, a meditação.
A meditação é um momento de autocuidado fundamental para quem busca alcançar a clareza emocional e mental. Além de proporcionar uma maior tranquilidade em momentos de conflito, esta prática carrega outros pontos positivos. Descubra a seguir alguns dos benefícios surpreendentes da meditação para a saúde mental!
A meditação é caracterizada como a prática de atenção plena, ou seja, máxima concentração em algo específico dentro de sua mente, e, para isso, o cérebro é diretamente estimulado, auxiliando o processo de recuperação de informações armazenadas em nossa cabeça. Um estudo publicado por Dharma Singh Khalsa, presidente e médico diretor da Fundação de Prevenção ao Alzheimer, afirma que pacientes acometidos pela doença que praticam meditação apresentaram uma melhora significativa em seu desempenho neuropsicológico.
Nossa produtividade está diretamente ligada à nossa capacidade de concentração, principal benefício oferecido pela meditação. Logo, praticantes da técnica tendem a ser mais produtivos, sobretudo no trabalho.
A ansiedade é causada pelo hábito de pensar constantemente no futuro, antecipando situações desconfortáveis que muita das vezes sequer acontecerão. A meditação é uma ótima ferramenta para exercitar a concentração no presente.
Por estar diretamente interligada ao relaxamento, a meditação é um ótimo exercício para quem sofre com insônia ou qualquer outra dificuldade para dormir. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Sleep, pessoas que meditam regularmente, além de conseguirem dormir com mais facilidade, conseguem dormir por mais tempo!
Caracterizado como um momento de autocuidado, a meditação praticada de maneira regular auxilia no processo de compreender a si mesmo, sendo fundamental para lidar melhor com nossas emoções e sentimentos.
Talvez o benefício mais conhecido da meditação é a redução do estresse. Pessoas que meditam tendem a ser mais calmas e pacientes, isso porque a prática ativa o relaxamento do corpo, tornando-a fundamental para conseguir controlar os nervos diante de uma rotina exaustiva.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!
Maurício Kubrusly costuma apresentar confusão mental e anda bem devagar, diz fonte
Saúde Mental: Descubra agora as três principais causas da ansiedade
5 canais no YouTube para os amantes da psicologia
Cachorros podem ter depressão; saiba como ajudar
É necessário tristeza para haver felicidade
Conversar mais e digitar menos faz bem à saúde