A granola, além de deliciosa, é cheia de benefícios que vão te impressionar.
A granola é o resultado da mistura de diversas frutas secas, grãos e sementes. Podendo conter açúcar ou mel, esse alimento tem ganhado maior repercussão nos últimos anos, principalmente em dietas focadas em emagrecimento, e não é por menos, a granola é cheia de benefícios!
Leia também: 6 ideias de receitas de marmita para congelar.
Além da alta concentração de fibras, a granola auxilia em outras questões, como alterações no metabolismo e aumento da sensação de saciedade. No entanto, isso é só alguns dos pontos benéficos da granola. Confira mais a seguir!
Quais os benefícios de consumir a granola?
Fora os incontáveis benefícios, a granola pode ser feita em casa de maneira simples e bastante prática. Servinto até mesmo como uma receita antiestresse no café da manhã.
1. Contribui para o emagrecimento
A granola é uma das maiores aliadas do emagrecimento. Por ser rica em fibras, que prolongam o processo de digestão, a granola é capaz de proporcionar a sensação de saciedade por um tempo prolongado, fazendo com que a pessoa coma menos e elimine gordura.
2. Auxilia no funcionamento do intestino
Como dito anteriormente, a granola se destaca principalmente pelas fibras, carboidratos não absorvidos pelo corpo que contribuem para o bom funcionamento intestinal. Além de promover uma melhor digestão, as fibras presentes na granola são capazes de elimar resíduos tóxicos presentes no corpo. A granola é um ótimo ingrediente para quem sofre de prisão de ventre, incômodo que atinge pelo menos 20% dos brasileiros.
3. Capaz de prevenir doenças
Alguns componentes da granola, como as castanhas, possuem propriedades benéficas para a saúde, como o ômega 3, uma substância antioxidante, que além de auxiliar contra a queda de cabelo, atua na prevenção da doença de Alzheimer, diabates e até mesmo depressão.
4. Auxilia na diminuição do colesterol
A aveia, componente comum na granola, é rica em beta-glucanos, uma espécie de fibra que auxilia na diminuição do colesterol mau, conhecido como LDL, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
5. Ajuda no pré-treino
Pelos diversos micronutrientes presentes em sua composição, a granola é essencial para o bom funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito à geração de energia para a prática de atividades. No entanto, vale ressaltar que o teor de micronutrientes varia de acordo com a composição da granola, porém, geralmente, estão presentes na granola: minerais, como cobre, ferro e zinco, e vitaminas, como B1, B2, B3, entre outras. Quer diversificar seu pré-treino e não sabe como? Confira 3 receitas que irão te fazer arrasar na academia!
6. Auxilia no controle da diabetes
As fibras da granola retardam o tempo de absorção do açúcar presente nos alimentos, fazendo da granola estar diretamente associada não só à redução do risco do desenvolvimento de diabetes, mas também no controle da doença quando ela já está instalada no organismo. Pessoas com diabetes sofrem bastante com dietas extremamente restritivas, porém, ser diabético não é o fim do mundo. Aprenda receitas deliciosas que podem ser consumidas por pessoas com diabetes.
7. Contribui para o crescimento do cabelo
A alfa-tocoferol, mais conhecida como Vitamina E, atua de maneira positiva em diversos processos do nosso organismo, e um dos principais deles é o rejuvenescimento da pele e a melhora na saúde dos cabelos, tanto no que diz respeito à força, quanto no que diz respeito ao crescimento.
Receitas com granola para incluir na rotina
Depois de descobrir essa série de benefícios da granola, não tem como não incluí-la na rotina, não é mesmo? Pensando nisso, separamos um vídeo da Patrícia Leite, nutricionista que irá te contar mais sobre a granola e trazer algumas receitinhas.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!