A espinheira-santa é uma planta nativa do sul do Brasil e carrega em suas folhas muitos benefícios.
A espinheira-santa (Maytenus ilicifolia), é uma planta nativa do Brasil. Reconhecida por suas características medicinais, a espinheira-santa carrega em suas folhas benefícios para saúde que pouca gente conhece! Pensando nisso, separamos alguns benefícios da espinheira-santa que irão te impressionar e fazer adotá-la como remédio caseiro.
Leia também: "Dieta do sexo": conheça a dieta que promete queimar até 8 mil calorias em horas.
Quais são os benefícios da espinheira-santa?
As propriedades antioxidantes, de cicatrização e protetoras gástricas da espinheira-santa fazem dela uma das plantas de maior eficiência quando falamos de saúde. Confira a seguir alguns de seus benefícios.
1. Ajuda contra problemas gástricos
De acordo com uma pesquisa disponível na Biblioteca Virtual em Saúde, a espinheira-santa pode ser utilizada no combate à gastrites, dispepsias e também no tratamento secundário de úlceras pépticas. Segundo os cientistas responsáveis, a planta atua na regulação das funções do estômago e também promove a proteção da mucosa gástrica.
2. A espinheira-santa pode contribuir para o emagrecimento
Por sua leve ação diurética, que auxilia a eliminar o excesso de líquidos no corpo, em conjunto à ação laxativa, o chá de espinheira-santa é uma bebida interessante para quem está buscando secar a barriga.
3. Contribui na cicatrização da pele
Se utilizada sobre a pele, a espinheira-santa não é capaz penas de agir como cicatrizante, mas também tratar problemas mais sérios como a acne. Além disso, a planta possui ação analgésica, o que ajuda a combater alguns tipos de dor.
4. Auxilia no funcionamento do intestino
Como dito anteriormente, a espinheira-santa possui ação laxativa, o que faz dela uma ótima pedida para quem sofre de problemas de prisão de ventre. No entanto, quando consumida em excesso essa planta acarreta efeitos colaterais sérios, como boca seca, gastralgia e náusea.
5. Combate o H. pylori
Pesquisadores afirmam que a espinheira-santa possui ação antibacteriana, inclusive no combate ao H. pylori, uma espécie de bactéria que naturalmente coloniza a mucosa do estômago humano.
Como fazer o chá de espinheira-santa?
Um das maneiras mais práticas de consumir a espinheira-santa e conseguir gozar de todos os seus benefícios é através de seu chá, uma bebida simples e bastante rápida de ser feita. Confira:
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de água fervente
- 1 colher (chá) de folhas secas de espinheira-santa
Modo de preparo
- Separe as folhas secas de espinheira-santa e coloque em uma xícara de água fervente, deixando repousar por aproximadamente 10 minutos.
- Coa e beba o chá morno no máximo 3 vezes ao dia, de preferência em jejum.
No vídeo a seguir, Juliano Teles, gastrocirurgião aborda um pouco mais sobre a espinheira-santa e a melhor forma de consumí-la.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!