Saiba se aveia é bom para diarreia e se a inclusão desse grão na dieta realmente pode beneficiar a saúde intestinal.
A aveia está entre os alimentos que parecem ter sempre espaço na mesa do brasileiro e aparece no mingau, na vitamina, no iogurte e até em receitas salgadas. Mas, quando o assunto é saúde intestinal, muita gente se pergunta se esse grão afinal, a aveia ajuda a prender ou soltar o intestino? Fique conosco para descobrir.
A aveia beneficia o funcionamento intestinal?
A resposta não é tão simples e essa complexidade se dá justamente porque a aveia é um alimento versátil e que atua de formas diferentes no organismo, dependendo da situação. A composição da aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis, que desempenham papéis distintos no funcionamento do intestino.
As fibras solúveis, especialmente a famosa betaglucana presente na aveia, absorvem água e formam um tipo de gel no trato digestivo. Esse processo ajuda a dar mais consistência às fezes, o que pode ser útil em casos de diarreia leve. Já as fibras insolúveis, também presentes no alimento, estimulam o trânsito intestinal e favorecem o funcionamento regular, prevenindo os temidos episódios de prisão de ventre.
Portanto, sim, a aveia pode ajudar a regular o intestino e contribuir para o bom funcionamento do mesmo.
Aveia ajuda em casos de diarreia?
Segundo o neuropediatra Jonathan Panoeiro (CRM 1101544-RJ), o consumo de aveia pode sim ser benéfico contra a diarreia, tudo depende da quantidade de água ingerida ao longo do dia junto do consumo do grão. Quando incluída na dieta e é feita pouca ingestão de líquidos, a aveia tende a prender o intestino, uma vez que as fibras presentes em sua composição tendem a sugar a água e devem ressecar as fezes, prendendo o intestino.
Vale ressaltar que a aveia não deve ser o único tratamento para diarreia e se o quadro for persistente, acompanhado de febre, sangue nas fezes ou sinais de desidratação, é essencial procurar orientação médica.