Selecoes
Selecoes

Aprenda a fazer o café da manhã ideal para a memória, segundo especialista de Harvard

Especialista de Harvard ensina a fazer o café da manhã que pode beneficiar a sua saúde cognitiva sem ter muito trabalho.

Thyago Soares | 20 de Março de 2025 às 15:30

Segundo especialista, café da manhã simples pode ser muito benéfico. - ribeirorocha / iStock
Segundo especialista, café da manhã simples pode ser muito benéfico. - ribeirorocha / iStock

Você sabia que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para quem deseja ter uma boa saúde? Antes, muitas pessoas poderiam duvidar dessa ideia, no entanto, o cientista da Universidade de Harvard, Jeffrey Karp, demonstrou que consumir alimentos saudáveis logo pela manhã pode ser vantajoso para o cérebro, contribuindo para melhorar a memória.

Especialistas apontam que certos alimentos podem influenciar a função cerebral e até prevenir doenças como Alzheimer. O pesquisador Jeffrey Karp sugere começar o dia com frutas secas, sementes, laticínios, biscoitos de aveia, nozes e mirtilos, mas recomenda consumir alimentos sólidos apenas duas horas e meia após acordar.

Em relação ao café, Karp recomenda que a ingestão seja limitada a um ou dois copos por semana. O consumo frequente pode desencadear ansiedade e estresse, prejudicando a saúde mental. Além disso, um estudo publicado na revista Cerebral Cortex mostrou que até uma xícara diária pode temporariamente alterar o volume da massa cinzenta do cérebro.

RELACIONADAS

Cemre Baysel e Aytaç Şaşmaz as vezes aparecem no Instagram um do outro. - Reprodução/Instagram

Das novelas turcas para a vida real: 3 casais que levaram o romance da ficção para a realidade

Meninas rindo lendo o celular - dusanpetkovic/iStock

65 frases motivacionais engraçadas para compartilhar com os amigos

Seu trabalho já foi reconhecido com alguns prêmios. - Reprodução/Instagram/@dntlrdl

5 k-dramas com Choi Woo-shik, ator de 'Um Amor de Cinema'e 'Parasita'

"O consumo diário de cafeína, evidentemente, afeta nosso hardware cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos", explicou Carolin Reichert, uma das autoras da pesquisa em comunicado.

Além de focar no café da manhã, Karp também investigou formas de melhorar a alimentação durante o almoço e o jantar. Ele identificou que certos carboidratos presentes em alimentos como alho, cebola, trigo e cereais podem causar inflamações no corpo, sendo recomendável evitá-los. 

O cientista também destaca a importância da hidratação, sugerindo a ingestão de dois litros de água por dia, além do consumo de alimentos ricos em água, como laranjas e outras frutas, legumes e vegetais.

A batata-doce, por exemplo, é excelente para a saúde do cérebro e da visão. Rica em vitamina C, B6 e betacarotenos, ela melhora a memória, a atenção e o humor, além de proteger os olhos contra danos da luz azul e do envelhecimento.

Compartilhe:
alimentação saúde memória café da manhã

AS MAIS LIDAS

Papa Francisco já teve problemas de saúde devido dieta inadequada

Após caso de Lexa, Ministério da Saúde recomenda cálcio para prevenir pré-eclâmpsia

O que é torção de ovário? Conheça a doença que causou a morte de influenciadora

Dieta pescetariana: saiba o que é e se emagrece mesmo