Especialista de Harvard ensina a fazer o café da manhã que pode beneficiar a sua saúde cognitiva sem ter muito trabalho.
Você sabia que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para quem deseja ter uma boa saúde? Antes, muitas pessoas poderiam duvidar dessa ideia, no entanto, o cientista da Universidade de Harvard, Jeffrey Karp, demonstrou que consumir alimentos saudáveis logo pela manhã pode ser vantajoso para o cérebro, contribuindo para melhorar a memória.
Especialistas apontam que certos alimentos podem influenciar a função cerebral e até prevenir doenças como Alzheimer. O pesquisador Jeffrey Karp sugere começar o dia com frutas secas, sementes, laticínios, biscoitos de aveia, nozes e mirtilos, mas recomenda consumir alimentos sólidos apenas duas horas e meia após acordar.
Em relação ao café, Karp recomenda que a ingestão seja limitada a um ou dois copos por semana. O consumo frequente pode desencadear ansiedade e estresse, prejudicando a saúde mental. Além disso, um estudo publicado na revista Cerebral Cortex mostrou que até uma xícara diária pode temporariamente alterar o volume da massa cinzenta do cérebro.
"O consumo diário de cafeína, evidentemente, afeta nosso hardware cognitivo, o que por si só deveria dar origem a mais estudos", explicou Carolin Reichert, uma das autoras da pesquisa em comunicado.
Além de focar no café da manhã, Karp também investigou formas de melhorar a alimentação durante o almoço e o jantar. Ele identificou que certos carboidratos presentes em alimentos como alho, cebola, trigo e cereais podem causar inflamações no corpo, sendo recomendável evitá-los.
O cientista também destaca a importância da hidratação, sugerindo a ingestão de dois litros de água por dia, além do consumo de alimentos ricos em água, como laranjas e outras frutas, legumes e vegetais.
A batata-doce, por exemplo, é excelente para a saúde do cérebro e da visão. Rica em vitamina C, B6 e betacarotenos, ela melhora a memória, a atenção e o humor, além de proteger os olhos contra danos da luz azul e do envelhecimento.