Infecções bacterianas graves podem ser fatais quando não são tratadas da forma correta.
A cantora Anitta precisou cancelar o show que faria no São João de Campina Grande nesta quarta-feira (18). Em uma série de áudios enviados ao seu canal de contato com os fãs no Instagram, a artista revelou que está enfrentando uma infecção bacteriana severa.
Anitta está recebendo cuidados médicos e segue em repouso para se recuperar da infecção, segundo o G1.
Entenda o quadro de Anitta
De acordo com a publicação do G1, Anitta já tinha sido diagnosticada há alguns dias e pensou que teria se recuperado a tempo para a apresentação em Campina Grande. No entanto, ela precisou suspender a agenda por recomendação médica.
Ela afirmou ainda que está recebendo antibiótico na veia, mas o problema de saúde específico não foi divulgado.
"Olá a todos os meus fäs. Estou vindo aqui mandar esse áudio porque a gente teve que informar que, infelizmente, não vai ser dessa vez meu primeiro show no São João em Campina Grande. Eu nem preciso dizer pra vocês que eu estou triste. Tem sido um ano desafiador pra mim nessa nesse sentido dos compromissos, de alguns cancelamentos. Eu estou com uma infecção bacteriana severa bem complicada, que já estava há alguns dias, mas eu tinha certeza absoluta de que até hoje eu estaria bem", explicou no áudio.
O que provoca uma infecção bacteriana?
O site Cleveland Clinic explica que infecções bacterianas são aquelas causadas pelo crescimento de bactérias ou por suas toxinas. Elas podem afetar a pele, o trato gastrointestinal, os pulmões, o coração, o cérebro, o sangue ou em qualquer outra parte do corpo.
A contaminação acontece devido ao contato com bactérias que estão no ambiente, do contato com pessoas ou animais infectados, picadas de inseto ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados.
É importante destacar também que existem muitas bactérias presentes no nosso organismo. Elas normalmente não são prejudiciais, mas também provocam infecções caso entrem em partes onde não deveriam estar.
Qual a gravidade da infecção bacteriana?
Ainda conforme o site Cleveland Clinic, existem infecções que não são tão sérias e podem ser tratadas facilmente com antibióticos. Entretanto, a Veja Saúde pontua que infecções bacterianas severas podem ser fatais quando não são tratadas adequadamente.
As complicações são mais comuns em crianças, idosos e pacientes imunodeprimidos, e os perigos são variados, dependendo da bactéria causadora, dos sintomas e sua gravidade. Por exemplo, infecções que provocam vômito e diarreia podem levar à desidratação.
Um dos maiores riscos associados à infecção bacteria é a sepse, ou septicemia. Segundo o Portal Dráuzio Varella, a sepse trata-se de uma reação inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção. Nos casos mais graves, o quadro levar à falência de órgão.
Portanto, a infecção bacteriana é uma condição complexa que precisa de tratamento médico rápido para garantir a recuperação.