Alimentos remosos podem atrapalhar o processo de cicatrização. Descubra quais são esses alimentos e como substituí-los.
Thaynara Firmiano | 29 de Dezembro de 2020 às 11:00
Provavelmente você já ouviu falar que não é aconselhável comer alimentos remosos após passar por uma cirurgia ou até mesmo após fazer uma tatuagem ou colocar um piercing. Mas, afinal, o que são os esses alimentos e por que e quando devemos evitá-los?
O termo “remoso” é um termo de utilização popular para alimentos classificados como gordurosos, que atrapalham o processo de cicatrização e/ou causam inflamações.
Leia também: 8 alimentos que causam celulite e que você deve evitar
Por serem alimentos carregados de gordura hidrogenada, proteínas ou gordura animal, os alimentos remosos facilitam o processo de inflamação de feridas e cortes que podem decorrer de tatuagens, cirurgias, aplicação de piercings etc.
A lista de alimentos remosos é composta principalmente por alimentos ultraprocessados, frituras e fast food. Veja abaixo os alimentos remosos que devem ser evitados:
A substituição pode ser feita através de gorduras boas. A amêndoa, a avelã, a castanha-de-caju, o amendoim, a noz e a castanha-do-pará são boas alternativas, elas podem substituir a gordura no corpo de forma saudável e equilibrada. Peixes gordurosos ricos em ômega-3 também são boas opções.
O açúcar branco pode ser substituído por açúcar mascavo. E o chocolate ao leite, pelas versões meio amargo e amargo. A substituição de alimentos refinados por alimentos integrais também é uma boa troca.