Os problemas nas unhas são muito comuns, mas também são simples de resolver. Entenda como adicionar nutrientes à diete que podem salvar as suas.
Redação | 30 de Janeiro de 2019 às 13:00
A maioria dos problemas nas unhas é causada por ações indevidas, desde manipular o roer até o uso excessivo de removedores de esmalte, colas e outras substâncias químicas prejudiciais. Em alguns casos, porém, os problemas nas unhas são principalmente um sinal de deficiência nutricional ou doença.
Para produzir queratina, uma proteína resistente que é o principal componente da pele, do cabelo e das unhas, o corpo precisa de proteínas de alta qualidade. Elas são geralmente encontradas em carnes magras, aves, peixes, frutos do mar e outros produtos de origem animal. Uma associação de grãos e leguminosas também oferece proteínas completas.
Um problema bastante comum das unhas relacionado à nutrição é anemia, por deficiência de ferro ou por outra causa, na qual o sangue não leva nutrientes suficientes para as unhas. O aumento do consumo de alimentos ricos em ferro – carnes magras, aves, ovos, frutos do mar, damasco seco e cereais e pães fortificados e enriquecidos – pode ser suficientes para curar uma leve anemia por deficiência de ferro.
Veja também: entenda como adicionar carnes saudáveis na salada
Mas é preciso consultar um médico para verificar se a anemia é causada por outras deficiências nutricionais ou por um sangramento crônico oculto. Nunca tome suplementos de ferro por conta própria; eles podem causar intoxicação e muitos outros problemas graves.
A vitamina C ajuda o corpo humano a absorver o ferro de origem vegetal. Portanto, uma alimentação balanceada deve incluir frutas cítricas e várias outras frutas e hortaliças frescas que são fontes dessa vitamina.
Alguns tipos de anemia que afetam as unhas são certamente causados por deficiência de folato. Ela é uma vitamina essencial do complexo B. Veja alguns alimentos que contém folato:
Se suas unhas são frágeis ou descamam, a solução talvez provavelmente seja aumentar os níveis de ácidos graxos essenciais. Eles são encontrados em alimentos como peixes gordurosos e linhaças.
Há muito tempo, veterinários descobriram que a biotina fortalecia o casco dos cavalos, que também contêm queratina. Em um estudo, pesquisadores suíços constataram que as pessoas que tomaram 2,5 mg de biotina por dia durante 5,5 meses tinham unhas mais fortes e duras que aqueles que não a ingeriam. Além disso, um estudo americano mostrou melhora em 63% das pessoas com unhas fracas tratadas com biotina.
As dicas abaixo são úteis para o cuidado das unhas no dia a dia e para preservá-las de danos:
Veja também: 11 funções extraordinárias do condicionador de cabelo
Massageie um pouco de vaselina, óleo de rícino ou azeite de oliva na cutícula e na pele ao redor das unhas toda noite antes de se deitar ou assim que notar que as unhas estão ressecadas.
A maioria das tarefas domésticas, desde cuidar do jardim até limpar o banheiro ou lavar a louça, estraga as unhas. Nesse sentido, proteja os dedos da sujeita e dos produtos de limpeza agressivos com luvas de vinil durante os afazeres domésticos.