Alimentação saudável é primordial na recuperação de uma cirurgia, pois o corpo precisa de nutrientes para se curar. Tente se alimentar, mesmo sem apetite.
Redação | 23 de Abril de 2019 às 16:00
Para acelerar a recuperação de uma cirurgia ou doença, o organismo precisa de bons alimentos. A princípio você deve ter pouco apetite, mas tente comer o suficiente para elevar seus níveis de energia. A recuperação será mais rápida se você fizer isso.
Quando você está doente, pode ser difícil comer de forma saudável. Então, adote pequenas porções e coma lanches integrais em intervalos regulares. Mantenha a geladeira e a despensa bem abastecidas – com leite em pó, peixes em lata, frutas em calda, verduras e leguminosas, biscoitos de aveia e sucos de caixinha (com longa duração), para eventuais lanches rápidos. Caso não consiga ir ao mercado, solicite ajuda a um vizinho.
Veja também: Como comer 5 porções de frutas e vegetais.
Tudo o que você comer deve proporcionar valor nutritivo. Para se recuperar, é importante que a dieta contenha suprimentos de todos os grupos alimentares. Se tiver passado por uma cirurgia, talvez seu organismo precise de mais calorias, proteínas, vitaminas A e C e zinco, que auxiliam no processo de cicatrização.
1. Coma ao menos duas porções diárias de proteína, como carnes frias, ovos ou queijo. Frango ou peixe grelhado com arroz integral, além de verduras e legumes cozidos no vapor, são fáceis de preparar.
2. Consuma pão integral com creme de amendoim ou queijo cottage, cereal com iogurte e fruta, mingau com fruta seca e mel.
3. Prepare uma panela de canja de galinha ou sopa de carne – são fáceis de engolir e duram bastante (reaqueça só quando precisar).
4. Consuma frutas ricas em vitamina C, tomates, verduras e legumes ricos em vitamina A (folhas verde-escuras, cenouras) todos os dias.
5. Se sentir náusea ou tiver o paladar prejudicado, alimentos frios podem ser mais atraentes, como sanduíches de frango ou atum.
6. Evite café, refrigerantes, doces, biscoitos e produtos de confeitaria, que podem inibir o apetite.
A canja caseira de fato ajuda a aliviar o mal-estar causado por resfriados e gripes. Pesquisadores do Centro Médico de Nebraska demonstraram que esse “remédio” tradicional contém compostos que auxiliam a restringir a inflamação responsável pelos sintomas das infecções das vias aéreas superiores. Como dizem as avós, canja de galinha serve para tudo, inclusive para a recuperação em casa após uma cirurgia.