Sanduíches são ótimas opções para almoços práticos e saborosos. Confira 3 opções que vão lhe agradar, e mais 16 ideias para fazer do sanduíche uma
Sanduíches são ótimas opções para almoços práticos e saborosos. Confira 3 opções que vão lhe agradar, e mais 16 ideias para fazer do sanduíche uma refeição prática, saudável e deliciosa!
1 Sanduíche de atum e cenoura no pão de centeio
Aumentar a ingestão de ômega-3 pode ser tão simples quanto preparar um sanduíche de atum para o almoço. Este é incrementado com uma salada de cenoura com limão. Usamos pão de centeio, que de fato ajuda a baixar a glicose no sangue.
Ingredientes
- 2/3 de xícara de cenoura ralada (1 média)
- 2 colheres de chá de suco de limão
- 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de sopa de endro ou salsa fresca picada
- 1/8 de colher de chá de sal, ou a gosto
- 1 lata (85 g) de atum light conservado em água, escorrido e esfarelado
- 1/4 de xícara de aipo bem picado
- 2 colheres de sopa de maionese light, separadas
- 4 fatias de pão de centeio
- 4 folhas de alface lavadas e secas
Modo de preparo
1. Em uma tigela pequena, junte a cenoura, o suco de limão, o azeite, a cebolinha, o endro (ou salsa) e o sal. Misture com um garfo.
2. Em uma tigela pequena, misture o atum, o aipo e 1 colher de sopa de maionese. Espalhe a colher de sopa restante de maionese sobre as fatias de pão. Divida o recheio de atum igualmente entre duas fatias de pão. Por cima, arrume a salada de cenoura e a alface. Por fim, cubra com as fatias de pão restantes. Corte o sanduíche ao meio. Uma porção equivale a duas metades de um sanduíche. Os sanduíches podem ser conservados, bem embrulhados, na geladeira ou em uma bolsa térmica com gelo por até um dia.
2 Sanduíche de berinjela grelhada com molho de pimenta e nozes
Quando o assunto for sanduíche, pense além dos sanduíches triviais. Esta sofisticada e deliciosa combinação ainda traz o pão de fermento natural (sourdough). Se você torrar o pão e o servir em seguida, o sanduíche pode se transformar em uma refeição refrescante para uma noite quente. Para preparar um panini (sanduíche quente em estilo italiano), passe spray culinário na superfície externa do pão e leve-o à sanduicheira.
Ingredientes
- 3/4 de xícara de molho de pimenta-malagueta e nozes
- 2 miniberinjelas médias ou grandes, cortadas no sentido do comprimento em fatias de 1 cm de espessura
- 1/4 de colher de chá de sal, ou a gosto
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 8 fatias pequenas de pão sourdough, torradas, se preferir
- 125 g de queijo de cabra cremoso, cortado em fatias com 1 cm de espessura
- 3/4 de xícara de folhas de rúcula, lavadas e secas
Modo de preparo
1. Prepare o molho de pimenta-malagueta e nozes, seguindo a receita ao lado.
2. Preaqueça a grelha.
3. Passe spray culinário nos dois lados das fatias de berinjela e tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Unte levemente a grelha com papel-toalha embebido em óleo (use um pegador para segurar o papel quando trabalhar perto da superfície aquecida). Grelhe a berinjela até ficar bem macia e escura (de 4 a 6 minutos de cada lado).
4. Espalhe cerca de 1 1/2 colher de sopa do molho de pimenta-malagueta e nozes em um lado de cada fatia de pão. Disponha as fatias de berinjela e de queijo de cabra sobre quatro fatias de pão. Por cima, disponha a rúcula. Cubra os sanduíches com as fatias de pão restantes. Corte os sanduíches ao meio. Uma porção equivale a duas metades de um sanduíche. Embrulhados em papel-alumínio ou filme de PVC, os sanduíches podem ser conservados na geladeira ou em uma bolsa térmica com gelo por até dois dias.
3 Sanduíche de salmão com maionese wasabi
Quando estiver cansado dos sanduíches de atum, experimente esta receita, inspirada na culinária japonesa. O salmão em lata é um alimento básico para se ter na despensa e uma ótima maneira de aproveitar os benefícios do salmão selvagem sem pagar os altos preços do salmão fresco.
Ingredientes
- 6 colheres de sopa de maionese light, separadas
- 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
- 1 1/2 colher de chá de wasabi em pó
- 1 lata (200 g) de salmão escorrido e desfiado
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de sopa de sementes de gergelim torradas
- 8 fatias de pão pumpernickel (ou outro, de sua preferência)
- 1 pepino cortado em fatias muito finas
- 1 xícara de folhas de agrião, lavadas e secas
Modo de preparo
1. Em uma tigela, bata 3 colheres de sopa de maionese, o vinagre de arroz, o gengibre e o wasabi em pó. Acrescente o salmão, a cebolinha e as sementes de gergelim. Misture bem.
2. Espalhe as 3 colheres de sopa restantes de maionese sobre um dos lados de cada fatia de pão. Divida o recheio de salmão igualmente entre quatro fatias de pão. Por cima, arrume o pepino e o agrião. Por fim, cubra com as fatias de pão restantes. Corte os sanduíches ao meio. Uma porção equivale a duas metades de um sanduíche.
→ Dica: Torre o gergelim em uma frigideira pequena e seca, mexendo sempre, até que ele fique dourado e libere seu aroma (de 2 a 3 minutos).
→ Wasabi, o tempero de sabor pungente do sushi também conhecido como raiz-forte, é preparado com o caule de um membro subaquático da família do repolho. Acrescente água ao pó para fazer a pasta que acompanha o sushi. O wasabi em pó pode ser encontrado na seção de produtos asiáticos de grandes supermercados ou em lojas especializadas.