Conheça 10 receitas incríveis de petiscos diferentes e saborosos para você aproveitar seu tempo livre com muito sabor e relaxar.
Seja para maratonar sua série preferida ou saciar a vontade de comer algo para “enganar o estômago”, uma porção de petiscos sempre cai bem, certo? Por isso, separamos 10 receitas de petiscos incríveis para você aproveitar seu tempo livre com muito sabor e relaxar.
1. Torradas de pão árabe com homus
Esta receita simples e fácil de preparar é surpreendentemente rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. O macio pão árabe transforma-se em deliciosas tirinhas crocantes, quando levado ao forno com um pouco de azeite e salpicado de sementes de gergelim. São o contraste perfeito para o cremoso homus.
Rendimento: 6 pessoas
Tempo de preparo e de cozimento: cerca de 15 minutos, mais o tempo de esfriar
Ingredientes
Homus
- 1 lata de grão-de-bico, cerca de 400 g, escorrido e lavado, ou cozido e escorrido
- 1/2 colher (chá) de cominho moído
- 2 dentes de alho, amassados
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 150 g de queijo alouette natural
- Sal e pimenta-do-reino
- Páprica e cominho em pó para decorar (opcional)
- Fatias de limão para servir
- Tirinhas de pão árabe
- 6 pães árabes, cerca de 55 g cada
- 1 1/2 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 40 g de sementes de gergelim
Modo de preparo
- Ponha o grão-de-bico, o cominho, o alho, o suco de limão, o azeite e o queijo alouette natural num processador de alimentos. Bata por 1 a 2 minutos ou até a mistura ficar bem lisa, parando de bater e limpando os lados do recipiente uma ou duas vezes.
- Uma alternativa é colocar todos os ingredientes numa tigela, de preferência com um fundo plano, para bater com um mixer de alimentos. Para um resultado levemente granulado, amasse o grão-de-bico com um garfo até ficar um pouco homogêneo e, depois, acrescente os demais ingredientes.
- Tempere o homus com sal e pimenta-do-reino a gosto e depois transfira-o para uma tigela. Tampe e leve à geladeira até a hora de servir.
- Para preparar as tirinhas de pão árabe, preaqueça o forno em fogo alto. Disponha os pães num tabuleiro e pincele ligeiramente a parte de cima com metade do azeite. Salpique metade da porção de sementes de gergelim. Asse por 1 minuto ou até o pão e as sementes ficarem dourados.
- Vire os pães, pincele o outro lado com o restante do azeite de oliva e salpique o que sobrou do gergelim. Leve de volta ao forno e torre por cerca de 1 minuto ou até o pão e as sementes ficarem dourados. Com uma tesoura de cozinha, corte rapidamente os pães ainda quentes em tirinhas de 2 cm. Deixe esfriar para que fiquem crocantes.
- Se desejar, salpique uma pitada de páprica e cominho sobre o homus e sirva com as tirinhas e fatias de limão. (As tirinhas de pão árabe podem ser mantidas num recipiente hermético por 1 ou 2 dias.)
2. Minipizza de presunto e alho-poró
O doce alho-poró, o aromático manjericão e o salgado presunto de Parma juntam-se à mozarela para compor uma sofisticada cobertura ao estilo de pizza para pães de hambúrguer integrais. Sirva-os com uma salada simples de agrião e cenoura ralada no ralador grosso, temperada com azeite de oliva extravirgem e suco de limão.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos. Tempo de cozimento: 4-5 minutos
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 2 alhos-porós, cerca de 250 g no total, cortados em fatias finas
- 4 pães de hambúrguer de farinha de trigo integral, cortados ao meio
- 4 colheres (sopa) de folhas de manjericão, picadas
- 4 fatias de presunto de Parma, cerca de 50 g no total, cortadas ao meio no sentido transversal
- 100 g de mozarela, cortada em tiras finas
- 4 colheres (sopa) de rúcula, picada grosseiramente
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC. Retire e pique bem os talos dos cogumelos. Derreta a manteiga numa frigideira, junte os talos de cogumelo picados, as cebolas, o alho e a abobrinha, e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Retire a panela do fogo e acrescente o espinafre em tirinhas, o farelo de pão, as avelãs, a salsa, e sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Coloque a parte superior do cogumelo, com a cavidade virada para cima, em camada única, num recipiente ou tabuleiro ligeiramente untado. Ponha um pouco da mistura de cebola e abobrinha sobre cada cogumelo e salpique queijo parmesão. (Os cogumelos podem ser preparados 2 a 3 horas antes e mantidos na geladeira, cobertos com filme de PVC.)
- Asse-os por cerca de 15 minutos ou até os cogumelos ficarem macios e o queijo ter derretido. Sirva quente, sobre uma base de folhas de espinafre, se desejar.
3. Torradinhas toscanas
Este é um lanche delicioso para ser consumido quente ou frio — fatias de baguete torradas com uma pasta cremosa de feijão-branco temperada com alho e tomilho, decoradas com fatias coloridas de tomate e folhas de rúcula.
Rendimento: 22 torradinhas
Tempo de preparo e de cozimento: cerca de 25 minutos
Ingredientes
- 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola pequena, bem picada
- 1 dente de alho amassado
- Cerca de 200 g de feijão-branco cozido
- 2 colheres (sopa) de creme azedo (bata o creme de leite fresco no liquidificador com algumas gotas de limão)
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco picado
- 1 baguete fina, de cerca de 250 g
- 3 tomates, cortados em fatias
- Sal e pimenta-do-reino
- Rúcula ou ramos de ervas frescas para decorar
Modo de preparo
- Numa frigideira pequena, aqueça o azeite, junte a cebola e o alho e refogue-os por cerca de 10 minutos, ou até ficarem macios, mexendo de vez em quando.
- Enquanto isso, coloque o feijão-branco numa tigela e amasse-o com um garfo. Retire a frigideira do fogo e acrescente o feijão amassado, o creme azedo e o tomilho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem.
- Preaqueça o forno em fogo alto. Corte as pontas da baguete e descarte-as. Em seguida, corte o pão em 22 fatias iguais, cada uma com cerca de 1,5 cm de espessura. Torre as pontas do pão dos dois lados. (É possível deixar as torradas esfriarem e, depois de frias, mantê-las num recipiente hermético; na hora de servir, cubra-as com a pasta de feijão em temperatura ambiente e decore.)
- Passe uma camada generosa da pasta de feijão sobre cada fatia de torrada, coloque por cima uma fatia de tomate e decore com rúcula ou ramos de ervas frescas.
4. Tortilla de batata
A tortilla, o tira-gosto mais famoso da Espanha, é preparada com os ingredientes mais simples — ovos, cebolas e batatas —, cozidos como uma omelete aberta e servida quente ou fria, cortada em fatias. Podem ser adicionados todos os tipos de ingredientes extras, como a abobrinha e o bacon utilizados nesta receita, ou aspargos, ervilha e cogumelos.
Rendimento: 8 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos, mais o tempo de esfriar
Tempo de cozimento: cerca de 15 minutos
Ingredientes
- 600 g de batatas descascadas e cortadas em cubos de 1 cm
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 cebola roxa, bem picada
- 1 abobrinha, cerca de 150 g, cortada em cubos
- 2 tiras de bacon magro, sem gordura e picado 6 ovos
- 2 colheres (sopa) de salsa picada pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Coloque as batatas cortadas em cubinhos numa panela com água fervente. Espere ferver novamente, baixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos. Escorra bem.
- Numa frigideira antiaderente de fundo grosso e cerca de 25 cm de diâmetro, aqueça o azeite. Acrescente as batatas, a cebola, a abobrinha e o bacon, e cozinhe em fogo moderado por 10 minutos, virando e mexendo de vez em quando, até as batatas ficarem macias e levemente douradas.
- Preaqueça a grelha em fogo alto. Numa tigela, bata os ovos com 1 colher de sopa de água gelada. Adicione sal e pimenta-do-reino a gosto. Despeje os ovos batidos sobre os legumes na frigideira e cozinhe por 3 a 4 minutos ou até os ovos terem cozinhado na base, levantando as bordas para permitir que a porção ainda não cozida dos ovos batidos alcance a base da frigideira.
- Quando houver apenas um pouco de ovo ainda cru na parte superior, coloque a frigideira na grelha quente para cozinhar por mais 2 minutos, a fim de que a parte superior fique pronta. Transfira a tortilla para um prato ou tábua e deixe esfriar por 2 a 3 minutos. Corte em fatias pequenas ou em outros formatos e sirva quente, ou deixe esfriar completamente antes de cortar e servir.
5. Bruschetta de linguiça
Este sanduíche aberto de pão torrado com cobertura de pimentões é típico dos países mediterrâneos, onde o pão, com muitas frutas e legumes, é a base da alimentação. Um pouco de linguiça acrescenta uma nota picante à doce combinação de pimentões.
Tempo de preparo e de cozimento: cerca de 30 minutos
Ingredientes
- 1 pão ciabatta pré-cozido, cerca de 250 g (ou um pão francês)
- 1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado ao meio
- 1 pimentão amarelo, sem sementes e cortado ao meio
- 55 g de linguiça defumada, cortada em fatias finas
- 170 g de tomates-cereja, cortados em quartos
- 2 colheres (sopa) de massa de tomate ou chutney
- 15 g de folhas frescas de manjericão, picadas grosseiramente
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 dente de alho, amassado sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200ºC. Asse o pão ciabatta por 8 a 10 minutos ou segundo as instruções da embalagem. Retire-o do forno e coloque-o sobre uma grade metálica para esfriar. Preaqueça a grelha em fogo alto.
- Quando a grelha estiver quente, coloque os pimentões com o lado da casca para cima e grelhe por 8 a 10 minutos até amolecerem e a casca começar a rachar e escurecer. Coloque-os num saco plástico, velado, e reserve até que esfriem o suficiente para serem manuseados.
- Enquanto os pimentões esfriam, frite a linguiça numa frigideira por 3 a 4 minutos ou até que a gordura se solte e as fatias comecem a ficar crocantes. Retire o excesso de gordura com um papel-toalha.
- Ponha a linguiça numa tigela e acrescente os tomates, a massa de tomate ou chutney e o manjericão. Retire do saco plástico os pimentões já frios e descasque-os. Pique os pimentões e coloque-os na tigela. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Reserve enquanto prepara as torradas.
- Preaqueça a grelha novamente em fogo alto. Corte o pão ciabatta em três pedaços e, depois, horizontalmente, corte cada um deles ao meio. Junte o azeite e o alho e pincele essa mistura na parte interna das fatias de ciabatta. Coloque-as na grelha com essa parte para cima e torre-as por 2 a 3 minutos ou até ficarem douradas e crocantes.
- Sobre as torradas de ciabatta disponha a mistura de chouriço e pimentão e sirva imediatamente.
6. Delícia de queijo e cebola
Este delicioso lanche destaca o sabor intenso do queijo cheddar, encorpado com farelo de pão acrescido de fatias finas de cebola roxa. Depois é levado ao forno até ficar dourado e borbulhante. Uma salada de espinafre, maçã e aipo é o acompanhamento perfeito.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos, mais 5 minutos de repouso
Tempo de cozimento: 2-3 minutos
Ingredientes
- 90 ml de leite semidesnatado
- 1/2 colher (chá) de mostarda em pó
- 125 g de queijo cheddar maturado ralado
- 40 g de farelos de pão integral fresco
- 4 fatias grossas de pão integral, cerca de 45 g cada
- 1 cebola roxa pequena, cortada em fatias bem finas
Salada de espinafre, maçã e aipo
- 1 colher (sopa) de óleo de girassol
- 1 colher (sopa) de óleo de nozes ou avelãs
- 2 colheres (chá) de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres (chá) de sementes de papoula
- 200 g de folhas de espinafre pequenas, sem o talo
- 2 maçãs vermelhas, sem as sementes, cortadas em quartos e depois fatiadas
- 2 talos de aipo, em fatias
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Preaqueça a grelha em fogo alto. Numa panela pequena, aqueça em fogo brando o leite, a mostarda em pó e o queijo até que este tenha derretido e a mistura esteja homogênea. Retire a panela do fogo e acrescente os farelos de pão. Deixe esfriar por 3 a 4 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar e adquirir uma consistência pastosa.
- Enquanto isso, disponha as fatias de pão num tabuleiro e torre-as dos dois lados na grelha.
- Enquanto o pão estiver torrando, prepare a salada. Numa saladeira, coloque o óleo de girassol, o de nozes ou avelãs, o vinagre de vinho tinto e as sementes de papoula, temperando com sal e pimenta-do-reino a gosto. Bata bem. Acrescente o espinafre, a maçã e o aipo, mas não misture.
- Cubra as torradas com fatias de cebola roxa, depois passe a pasta de queijo, espalhando-a de forma que cubra completamente a torrada. Leve novamente ao forno por 2 a 3 minutos ou até que o queijo fique dourado e borbulhante. Misture a salada com o molho e sirva as delícias.
7. Bolinhos caseiros de batata
Bolinhos de batata com alho-poró, temperados com queijo e ervas frescas, compõem uma refeição substancial com grandes tomates assados, acompanhados de uma salada verde simples. Use queijo cheddar maturado ou outro queijo firme de sabor forte para ralar.
Rendimento: 4 pessoas
Tempo de preparo: 35 minutos, mais o tempo para esfriar
Tempo de cozimento: 25 minutos
Ingredientes
- 900 g de batatas, lavadas e escovadas
- 1 alho-poró grande, cerca de 225 g, cortado em fatias
- 2 colheres (sopa) de leite semidesnatado
- 2 colheres (chá) de mostarda em grão
- 85 g de queijo cheddar maturado, ralado
- 5 colheres (sopa) de salsa, picada
- 1 colher (sopa) de tomilho fresco, picado
- Farinha de trigo para modelar os bolinhos
- 1 ovo, batido
- 85 g de farelo de pão integral
- 4 tomates grandes, cortados ao meio
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
- Corte as batatas ao meio ou em quartos. Ferva água numa panela grande e adicione as batatas. Espere a água voltar a ferver, baixe o fogo e cozinhe por 15 minutos ou até as batatas ficarem macias. Acrescente o alho-poró nos últimos 5 minutos do tempo de cozimento.
- Escorra bem os legumes, disponha-os num tabuleiro e deixe esfriar. Preaqueça o forno a 220ºC.
- Quando as batatas estiverem frias o suficiente para serem manuseadas, descasque-as e coloque-as numa tigela grande com o alho-poró. Amasse as batatas com um garfo. Junte o leite, a mostarda, o queijo, a salsa e o tomilho, mexendo bem.
- Divida a massa em 8 porções iguais. Primeiro modele cada porção no formato de uma bola e depois aperte as bolas sobre uma superfície coberta com farinha de trigo, formando bolinhos achatados de cerca de 9 cm de largura e 3 cm de espessura.
- Coloque os bolinhos numa bandeja ou prato. Pincele-os com ovo batido e salpique metade do farelo de pão. Vire os bolinhos de batata e cubra o outro lado com o ovo e o farelo. Transfira-os para um tabuleiro antiaderente levemente untado e asse por 15 minutos.
- Enquanto isso, coloque os tomates num recipiente refratário, com o lado aberto para cima. Pincele-os com o azeite e salpique o que sobrou do farelo de pão.
- Com cuidado, vire os bolinhos de batata com uma faca de peixe ou espátula. Leve os tomates ao forno com os bolinhos de batata e asse por mais 10 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Sirva quente.
8. Costelinhas de porco carameladas
Nesta receita, as costelinhas de porco são primeiro fervidas para amaciar a carne e tirar um pouco da gordura, e depois assadas numa deliciosa calda de laranja e mostarda. Na hora da compra, escolha costelinhas bem carnudas.
Rendimento: 12 costelinhas
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 40-45 minutos
Ingredientes
- 12 costelinhas de porco bem carnudas, cerca de 900 g no total
- 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 2 colheres (chá) de óleo de girassol
- 1 tira grande de casca de laranja
- 150 ml de suco de laranja
- 1 colher (sopa) de purê de tomate
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 1 colher (sopa) de mostarda francesa
- 1/2 - 1 colher (chá) de pimenta-malagueta em pó, ou a gosto
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 200ºC. Tire o máximo de gordura que puder das costelinhas e coloque-as numa panela. Cubra com água fria e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre. Deixe levantar fervura e cozinhe em fogo brando por 20 minutos, retirando a espuma que se acumula na superfície de vez em quando.
- Enquanto isso, numa panela pequena, misture a colher de sopa de vinagre restante, o óleo de girassol, a tira de casca e o suco de laranja, o purê de tomate, o açúcar mascavo, o molho inglês, a mostarda e a pimenta-malagueta em pó, e deixe levantar fervura. Cozinhe em fogo brando por 4 a 5 minutos ou até reduzir um pouco de volume.
- Escorra as costelinhas e arrume-as, numa só camada, num tabuleiro. Jogue por cima o caldo de laranja e vire as costelinhas para que fiquem embebidas nele por igual. Cubra frouxamente com papel-alumínio e leve ao forno por 20 minutos.
- Retire o papel-alumínio e asse por mais 20 a 25 minutos, virando e molhando as costelinhas de vez em quando, até que estejam marrom-escuras e carameladas. Sirva quente.
9. Palitinhos de peru defumado e damasco
Damascos embebidos em suco de laranja e envoltos em tiras de peru defumado são um delicioso petisco para acompanhar drinques. O peru defumado cozinha mais rápido que o bacon e, como não contém gordura, resseca se cozinhar demais.
Rendimento: 24 palitinhos
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 2 minutos
Ingredientes
- 24 damascos secos
- Suco de 1 laranja
- 2 colheres (chá) de geleia de laranja
- 2 colheres (chá) de mostarda em grão
- 6 fatias grossas de peito de peru defumado, cerca de 150 g no total
- 1 colher (chá) de azeite de oliva extravirgem
- Salsa lisa, picada, para decorar (opcional)
Modo de preparo
- Numa tigela pequena, coloque os damascos, por cima o suco de laranja, e misture, de forma a cobrir todos os damascos (este procedimento impede que queimem na grelha).
- Misture a geleia com a mostarda. Passe um pouco dessa mistura em cada pedaço de carne de peru. Depois, com uma tesoura de cozinha, corte cada fatia de peru ao meio, no sentido do comprimento. Corte de novo cada pedaço ao meio, dessa vez transversalmente, de forma a obter 24 tiras de carne de peru.
- Preaqueça a grelha em fogo moderado. Escorra os damascos. Enrole uma tira de peru em volta de cada damasco e prenda com um palito de madeira.
- Arrume os palitinhos de peru na grelha, pincele cada um com um pouco de azeite. Grelhe por 1 minuto de cada lado ou até a carne de peru ficar cozida.
- Ponha os palitinhos numa tigela pequena e rasa, e salpique com salsa picada, se desejar. Sirva quente.
10. Cogumelos recheados
Com uma deliciosa combinação de abobrinha, espinafre e avelãs picados, polvilhados com queijo parmesão e levados ao forno, estes cogumelos são um petisco muito saboroso ao qual é difícil resistir. Ficam mais bonitos se todos os cogumelos forem mais ou menos do mesmo tamanho.
Rendimento: 16 cogumelos
Tempo de preparo: 25-30 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Ingredientes
- 16 cogumelos maitake grandes, todos com cerca de 4 cm de diâmetro, cerca de 250 g no total
- 30 g de manteiga
- 2 cebolas, bem picadas
- 1 dente de alho, amassado
- 1 abobrinha pequena, bem picada
- 15 g de folhas de espinafre sem o talo, cortadas em tiras finas, mais algumas folhas para decorar (opcional)
- 30 g de farelo de pão integral fresco
- 30 g de avelãs, bem picadas
- 2 colheres (sopa) de salsa, bem picada
- 45 g de queijo parmesão, ralado
- Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 180ºC. Retire e pique bem os talos dos cogumelos. Derreta a manteiga numa frigideira, junte os talos de cogumelo picados, as cebolas, o alho e a abobrinha, e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
- Retire a panela do fogo e acrescente o espinafre em tirinhas, o farelo de pão, as avelãs, a salsa, e sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Coloque a parte superior do cogumelo, com a cavidade virada para cima, em camada única, num recipiente ou tabuleiro ligeiramente untado. Ponha um pouco da mistura de cebola e abobrinha sobre cada cogumelo e salpique queijo parmesão. (Os cogumelos podem ser preparados 2 a 3 horas antes e mantidos na geladeira, cobertos com filme de PVC.)
- Asse-os por cerca de 15 minutos ou até os cogumelos ficarem macios e o queijo ter derretido. Sirva quente, sobre uma base de folhas de espinafre, se desejar.