A tapioca é uma ótima opção para o café da manhã. Aprenda como fazer tapioca na frigideira sem erros e de forma fácil.
Carol Ávila | 19 de Fevereiro de 2023 às 09:00
Prato típico nordestino, a tapioca já conquistou o Brasil todo. Ela é extremamente versátil, podendo ser servida com diversas opções de recheios. Sem glúten, a tapioca, ou fécula de mandioca hidratada, é leve e cai bem em qualquer horário do dia. A tapioca de frigideira, por exemplo, é uma ótima opção para seu café da manhã ou mesmo um lanche da tarde. Apesar de ser um prato super prático, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como preparar a tapioca de frigideira perfeita. Então, aqui vão algumas dicas essenciais para esse preparo.
Tradicionalmente, a tapioca é preparada em uma panela de ferro. Porém, no caso da goma hidratada, comumente usada para esse tipo de receita, o ideal é utilizar uma frigideira antiaderente, de preferência redonda e com bordas um pouco elevadas. No entando, caso você não tenha uma panela antiaderente, você pode usar a frigideira comum.
Atenção! Independente do tipo de panela, ela não precisará ser untada com azeite nem manteiga, já que a tapioca não gruda. Isso se deve ao amido da tapioca, que, quando esquentado, rapidamente se une sem grudar no fundo da frigideira.
Muitas receitas recomendam peneirar a tapioca antes de começar o preparo, mas isso não é obrigatório. Isso depende da marca que você está utilizando, há gomas menores e outras mais grossas. No entanto, é importante ressaltar que peneirar a tapioca ajuda a deixá-la mais uniforme e consistente.
A quantidade de tapioca pode ser medida de acordo com o tamanho da frigideira. Porém, mantenha em mente que quanto mais fina a tapioca mais chances ela tem de rachar ou quebrar. O ideal é medir a quantidade pela circunferência da frigideira e ir colocando aos poucos até você se sentir satisfeito. Em seguida, espalhe todo o conteúdo pela superfície de maneira uniforme com a ajuda de uma colher e ligue o fogão.
Para melhores resultados, é indicado que você pré-aqueça a frigideira em fogo alto por cerca de 30 segundos antes de colocar a tapioca. Porém, na hora de colocar a goma abaixe para fogo médio. Isso previne que sua tapioca fique seca ou rachada.
O ponto ideal para a sua tapioca é quando ela não estiver mais solta. Repare que, ao mexer levemente a frigideira, a farinha solta se torna uma forma conjunta e com as bordas um pouquinho levantadas. Se estiver assim, já pode virá-la!
Após abrir a embalagem, o método correto para conservar a tapioca é mantê-la na geladeira. Como a tapioca é úmida, conservá-la na geladeira evita a proliferação de micro-organismos.
Depois de seguir todas essas dicas você já pode investir nos recheios da sua tapioca de frigideira. Seja doce ou salgada, se atente para não exagerar na quantidade e não deixar transbordar. Confira aqui ideias deliciosas para rechear a sua tapioca.
Receita de bolo de tapioca com coco muito fácil de fazer
Pão sem glúten e outros 11 tipos de pães para fazer em casa
Veja como fazer pão de queijo de frigideira
Veja como fazer uma pizza de frigideira rápida e deliciosa
Bolinho de chuva salgado: 4 opções para fazer em casa
Dadinhos de tapioca com queijo coalho – uma entrada de dar água na boca