O Dia da Cachaça também representa a luta dos brasileiros. Conheça a história do dia 13 de setembro de 1649 e aprenda 5 receitas incríveis.
Paula Vieira | 12 de Setembro de 2021 às 17:00
Em 13 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Cachaça. A data é simbólica, pois além de ser uma bebida muito consumida e tradicional, ela envolve a luta dos brasileiros contra os domínios portugueses.
Durante o período colonial, em meados de 1649, a cachaça representava uma importante atividade econômica para o Brasil, o que estava reduzindo o consumo da bagaceira de cana-de-açúcar, importada de Portugal. Os portugueses, incomodados com a grande saída da bebida, proibiram a fabricação e venda da cachaça em todo o Brasil.
Porém, os proprietários de alambique e áreas de plantio de cana-de-açúcar não gostaram nada da decisão, ainda mais por pagarem altos impostos aos líderes portugueses para venderem a bebida. Com isso, no dia 13 de setembro de 1661, esses produtores tomaram a capital do Rio de Janeiro, por cinco meses, fazendo o movimento da Revolta da Cachaça.
A revolta não durou muito, pois os portugueses retomaram o poder com violência e apreenderam o líder Jerônimo Barbalho Bezerra, que foi enforcado, decapitado e teve a cabeça pendurada para ser um “exemplo” de que os cariocas não deveriam se rebelar contra os colonizadores.
Após conhecer a história sobre a origem do Dia da Cachaça, veja, a seguir, cinco receitas sensacionais para preparar com a bebida e celebrar, em grande estilo, o dia 13 de setembro.
A batida pode ser feita com diversos tipos de frutas juntas ou separadas. Algumas das melhores para fazer a bebida são: morango, maracujá, coco e amendoim. Veja como é simples!
Passo 1: Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata, em modo pulsar, por aproximadamente 2 minutos.
Passo 2: Sirva a bebida em taças.
As caipirinhas são as bebidas mais tradicionais para fazer com cachaça. Ela também pode ser preparada com uma variedade de frutas e é um drink super-refrescante para os dias mais quentes.
Passo 1: Em um liquidificador, bata dois morangos com parte da cachaça reservada.
Passo 2: Corte os morangos restantes em pequenos pedaços.
Passo 3: Em um copo, misture os morangos cortados com o suco batido.
Passo 4: Acrescente ao copo o açúcar e a cachaça que sobrou e sirva em seguida.
O período de festas juninas já passou, mas um quentão bem-feito cai superbem nos dias mais frios do ano. Aprenda o modo de prepará-lo.
Passo 1: Coloque em uma panela grande o açúcar, as cascas de laranja, as cascas de limão, o gengibre, o cravo e a canela. Leve ao fogo.
Passo 2: Quando o açúcar estiver derretendo, coloque a cachaça e a água e deixe cozinhar por 20 a 25 minutos, em fogo médio.
Passo 3: Passe a mistura em um coador e coloque a maçã picada.
Passo 4: Mantenha o quentão no fogo por mais 10 minutos e desligue. Depois, é só servir.
O drinque dos deuses é uma bebida que reúne diversos sabores e é excelente para servir gelada, à beira da piscina.
Passo 1: Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o gelo, por aproximadamente 3 minutos.
Passo 2: Coloque a mistura em um copo e adicione o gelo. Em seguida, é só servir.
O licor de acerola é uma bebida que pode ser feita em quantidade maior e apreciada ao longo de dias. Confira.
Passo 1: Use uma jarra de vidro para colocar as acerolas esmagadas, o açúcar e a cachaça.
Passo 2: Deixe a mistura armazenada por 5 dias e mexa com uma colher de pau duas vezes por dia.
Passo 3: No quarto dia, misture a água.
Passo 4: No quinto dia, passe a mistura em um pano para coar e engarrafar.
Aproveite as receitas, mas beba com moderação.