Feito à base de flocos de milho cozidos no vapor, o cuscuz é uma comida tipicamente brasileira. Aprenda como fazer cuscuz e confira acompanhamentos!
Julia Monsores | 5 de Agosto de 2020 às 09:00
Feito à base de flocos de milho cozidos no vapor, o cuscuz é uma comida tipicamente brasileira. Fácil, rápido e gostoso, se você quer aprender como fazer cuscuz então veio ao lugar certo.
O cuscuz é um prato típico do Nordeste. Costuma ser servido no café da manhã, acompanhado de manteiga, queijo e ovos mexidos; e no almoço, servido com carne seca e acompanhamentos.
Mas engana-se quem pensa que o cuscuz é apreciado apenas no Nordeste. Ele se popularizou e hoje é uma pedida clássica em todos os estados. E parte do seu sucesso se deve ao fato de que os pratos podem ser bem diversificados.
O cuscuz marroquino, por exemplo, pode ser utilizado em um preparo com frutas secas e leite, uma opção aromática e deliciosa para quem deseja trazer mais sabor ao seu dia — confira a receita aqui!
Além desse, também há o cuscuz paulista, e até mesmo cuscuz doce, feito com coco ou tapioca.
Receita de cuscuz tradicional
Ingredientes
1 xícara de farinha de milho flocada ou flocos de milho pré-cozidos
1/2 xícara de água filtrada
1/2 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Em uma vasilha funda, adicione a farinha de milho.
Em seguida, adicione metade da água, e misture com uma colher. Adicione a outra metade e misture mais um pouco.
Cubra a vasilha com um pano de prato e deixe a farinha hidratar, por cerca de 10 minutos.
Com o auxílio de um garfo, solte a farinha de milho na vasilha.
Separe uma cuscuzeira, mas caso não a possua, use uma panela a vapor. Encha com água, o suficiente para cozinhar o cuscuz — atente-se para que a água não encoste na grande de separação. Em seguida, adicione a farinha de milho e tampe.
Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos. Em seguida, solte-o com um garfo e sirva.
Agora você já sabe como fazer cuscuz. Então aproveite e confira algumas sugestões de acompanhamento para ele! Experimente-os na versão com farinha de milho, para o tradicional; com semolina, caso prefira o marroquino, e com tapioca, para o preparo de versões doces.
Confira algumas dicas de acompanhamento para o seu cuscuz:
cuscuz com carne seca, uma combinação clássica e saudável. Prepare o cuscuz normalmente e, em seguida, refogue a carne seca, com cebolas e coentro.
vegetarianos, o cuscuz também fica ótimo em uma salada com tomates, pimentões vermelhos e amarelos e um pouco de abacate temperado com limão.
cuscuz com ovos e uma salada de folhas verdes e tomate.
charque e creme de queijo coalho com pimenta-biquinho é outra combinação que não peca no quesito sabor.
Ganhar massa magra, aposte no cuscuz com batata doce, ovos e espinafre.]]> rolinhos de cuscuz marroquino com alface? Confira a receita aqui.
cuscuz paulista é preparado à base de farinha de milho cozida com ervilha, molho de tomate, sardinha e outros ingredientes.
cuscuz de tapioca, abra mão da farinha de milho e prepare-o com leite condensado, leite, coco e tapioca.