Conheça as principais propriedades e como fazer o chá de capim-limão, que alivia dores, combate a insônia entre outros benefícios à saúde.
Paula Vieira | 23 de Junho de 2021 às 12:00
O capim-limão é uma planta herbácea nativa das regiões tropicais da Ásia, mas que tem facilidade para crescer nos mais variados tipos de solo e é facilmente encontrado no Brasil.
Por aqui, nós o conhecemos também como capim-santo e capim-cidreira, sendo muito utilizado no preparo de chás.
Além disso, com aroma perfumado, inconfundível, e frescor sem igual, o capim-limão serve como tempero para alguns pratos, como erva medicinal e óleo essencial, que tem o objetivo de promover ações terapêuticas.
Leia também: Para que serve chá de sene e como fazer
A erva possui diversas propriedades benéficas para o corpo, como os efeitos analgésico, anti-inflamatório, antisséptico e antimicrobiano. Inclusive, o chá de capim-limão oferece um efeito relaxante para o corpo, ajudando a aliviar o estresse, a insônia e a ansiedade.
O capim-limão é fonte das vitaminas A, C e do complexo B e folato, além de ser rico em minerais como magnésio, zinco, ferro, fósforo, potássio, cálcio, fósforo e cobre.
As propriedades analgésicas do chá de capim-limão são significativas, principalmente, para aliviar enxaqueca, dores nas costas e articulações e lesões causadas durante a malhação ou outra prática de esporte.
Nas dores de cabeça, a substância eugenol é o que promove a principal ação da planta, pois ajuda a regularizar os níveis de serotonina.
Leia também: 10 benefícios do cravo-da-índia (e como fazer o chá)
O capim-limão possui uma substância chamada citral, que inibe os efeitos das reações inflamatórias. Sendo assim, é uma planta que ajuda a melhorar o sistema imunológico.
O chá do capim-limão ajuda a relaxar os músculos e, por possuir efeito sedativo e hipnótico, também alivia o estresse, fazendo com que a noite de sono seja muito mais tranquila.
O capim-limão controla a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos. Além disso, faz bem para o estômago, prevenindo distúrbios gastrointestinais, e possui poder diurético, auxiliando na desintoxicação do organismo e estimulando a eliminação de líquidos.
Leia também: 5 chás diuréticos para acabar com a retenção de líquidos
O capim-limão ajuda a prevenir e tratar o câncer de pele, fígado e mama, tem propriedades antibacterianas e antifúngicas. Alivia problemas respiratórios, como tosse, resfriado, asma, congestão nasal e gripe. Ajuda a regular os níveis de insulina do corpo e serve como complemento ao tratamento do diabetes tipo 2.
O capim-limão conta com diversas propriedades que beneficiam o organismo e o seu consumo é feito, principalmente, através do chá, que você pode tomar quente ou frio. Veja como preparar:
É recomendado o consumo de até quatro xícaras de chá por dia.