5 versões de molho de tomate que vão te conquistar

Molho de tomate é um daqueles coringas para ter sempre à mão. O molho congela bem e você pode estar preparado para qualquer ocasião.

Raquel Zampil | 25 de Março de 2020 às 12:36

- Rimma_Bondarenko/iStock

Molho de tomate é a base de muitos pratos – e a estrela do show, mesmo em uma simples tigela de macarrão. Selecionamos cinco receitas que podem salvar a sua vida em qualquer ocasião.

Todas as receitas aqui, exceto a última (que é feita em grande quantidade), rendem o suficiente para 4 porções.

Conheça os segredos do macarrão perfeito para deixar o seu molho ainda mais especial!

1. Molho à bolonhesa 

Além de ser quase unanimidade no macarrão, no nhoque e na lasanha, o molho à bolonhesa pode ser usado como base para muitas outras receitas.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Adicione a cebola e cozinhe por 4 minutos, ou até ficar macia. Adicione o alho e cozinhe, mexendo, por 1 minuto. Junte os tomates, o purê ou pasta e o açúcar e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos. 
  2. Adicione a carne e volte o fogo para médio, separando os montinhos de carne com uma colher de pau. Reduza novamente o fogo e cozinhe por 45 a 60 minutos.

2. Molho de tomate picante com pedaços 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Misture todos os ingredientes em uma tigela.
  2. Tempere a gosto.
  3. Você pode picar todos os ingredientes com a faca ou passar todos juntos no processador de alimentos para economizar tempo. Use o botão de pulsar para obter a consistência correta.

3. Molho napolitano 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso, em fogo médio. Refogue as cebolas e o alho, mexendo ocasionalmente, por 5 minutos. Ou até ficarem macios e transparentes, mas ainda não dourados. 
  2. Junte os tomates, o purê ou pasta, o orégano, o manjericão, o louro, o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. 
  3. Deixe a ferver, mexendo sempre. Quando ferver, reduza o fogo e deixe cozinhar, com a panela tampada, por 30 minutos, ou até engrossar. Remova a folha de louro e ajuste o sal e a pimenta. Se o molho estiver muito ralo, retire a tampa e deixe ferver até engrossar um pouco.
  4. Coloque o molho sobre a massa recém-cozida e cubra com queijo parmesão ralado. 

Nota: Este molho também é bom para se espalhar em bases de pizza.

4. Molho de tomate caseiro 

O molho congela bem e pode ser complementado com azeitonas, atum, pimenta ou qualquer outro ingrediente da sua preferência.

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1.  Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Refogue a cebola, mexendo ocasionalmente, até ficar macia. Adicione o alho, tomate, manjerona e sal e a pimenta.
  2. Cubra e cozinhe por 20 a 30 minutos.

5. Molho de tomate fresco com manjericão 

Ingredientes:

Modo de preparo:

  1. Coloque os tomates na panela com a cebola e o alho e deixe cozinhar até ficar macio. (Não acrescente água, pois os tomates já produzem a água necessária. Desligue o fogo e deixe amornar.)
  2. Depois bata tudo no liquidificador e volte para a panela já com o azeite. Lave o orégano e o manjericão (não desfolhe).
  3. Amarre as ervas (pode usar fio dental sem mentol). Coloque na panela com o tomate e deixe cozinhar por cerca de 3 horas. Desligue o fogo e reserve até o dia seguinte.
  4. Na manhã seguinte, leve a panela ao fogo novamente até reduzir bem e a acidez do tomate desaparecer (aproximadamente mais 2 horas). Se o tomate for muito ácido, adicionar 3 colheres (sopa) de açúcar.

Rendimento: de 12 a 14 potes de 350 g 

Nota: Você pode finalizar a receita no mesmo dia, mas o ideal é que seja feito em dois dias.

Receitas sabor de casa tomate molho