Veja como é fácil manter a dieta comendo salada quente no inverno. As misturas são surpreendentes e vai agradar qualquer paladar.
O inverno é a estação perfeita para comer pratos quentinhos e deliciosos. Mas é preciso manter a dieta também. Por isso, para te ajudar nesse desafio, listamos 10 receitas de salada quente para você saborear sem culpa. As combinações vão desde vegetais com massa até peixe com mix folhas. Impossível resistir!
Se quiser um molho para acompanhar, confira essas sugestões.
1. Salada quente de abobrinha
Ingredientes
- 500 g de abobrinha
- 4 dentes de alho (de preferência de uma cabeça nova)
- 1 ramo de alecrim
- 1 colher (sopa) de óleo
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
- 1 pimentão amarelo
- 100 g de queijo de ovelha
- 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
- 1 colher (chá) de mel
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
- Corte as pontas das abobrinhas. A seguir, lave-as e corte em fatias finas com um fatiador de legumes.
- Descasque e pique grosseiramente os dentes de alho. Lave o alecrim e sacuda para secar. Retire aproximadamente 1 colher (sopa) de folhinhas do ramo de alecrim e pique como preferir.
- Aqueça o óleo em uma frigideira antiaderente. Passe as abobrinhas, o alho e o alecrim na frigideira, em fogo médio, mexendo, até as abobrinhas ficarem transparentes – isso leva mais ou menos 2 minutos.
- Coloque a mistura de abobrinha em uma vasilha grande, resistente a calor (a mistura estará quente!) e tempere com um pouco de sal e pimenta.
- Corte o pimentão ao meio, retire as sementes e as partes brancas internas e lave. Corte em tiras curtas e misture com as abobrinhas ainda quentes.
- Prepare um vinagrete com vinagre, mel, 1 pitada de sal, um pouco de pimenta e azeite de oliva, despeje sobre a salada de abobrinha e misture. Pique o queijo de ovelha em cubinhos ou desmanche com as mãos e misture à salada. Sirva imediatamente.
2. Salada de abobrinha com rúcula e pinólis
Prepare as abobrinhas com alho e alecrim, como descrito na receita acima. Lave 75 g de rúcula, centrifugue para secar e pique grosseiramente. Lave 200 g de tomates e corte em quatro ou em oito, conforme o tamanho. Torre 3 colheres (sopa) de pinólis em uma frigideira sem gordura. Junte a rúcula, os tomates e os pinólis com as abobrinhas. Misture 2 colheres (sopa) de suco de limão a uma pitada de sal e uma pitada de açúcar, mexendo. Acrescente ½ colher (chá) de casca ralada de 1 limão e adicione 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, batendo. Misture o molho com a salada.
3. Batatas e pepinos com salmão defumado
Ingredientes
- 1 kg de batatas cerosas
- 1 pepino orgânico
- 1 dente de alho
- 1 cebola
- 5 colheres (sopa) de óleo de canola
- Sal
- Pimenta-do-reino moída na hora
- 1 pitada de açúcar
- 5 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 200 ml de caldo de legumes
- 1 colher (chá) de mostarda
- ½ maço de endro
- 150 g de salmão defumado fatiado
Modo de preparo
- Cozinhe as batatas com casca. Enquanto isso, corte as pontas do pepino. Corte o pepino ao meio, no sentido do comprimento, elimine as sementes e passe no fatiador para obter fatias bem finas. Descasque o alho e a cebola e pique bem fininho.
- Aqueça 1 colher (sopa) de óleo em uma panela. Refogue a cebola e o alho, até ficarem transparentes. Acrescente as fatias de pepino. Tempere tudo com sal, pimenta-do-reino e açúcar. Adicione 1 colher (sopa) de vinagre e 1 colher (sopa) de água. Deixe os pepinos refogando em panela tampada e fogo baixo, por 10 minutos.
- Aqueça o caldo de legumes. Descasque as batatas ainda quentes e corte em rodelas finas. Acrescente imediatamente o caldo de legumes quente às batatas e misture bem.
- Misture a mostarda, o sal, a pimenta-do-reino, o restante do vinagre (4 colheres de sopa) e o restante do óleo (4 colheres de sopa), formando um molho para salada. Retire as pontas do endro.
- Junte os pepinos e o caldo de cozimento com as batatas. Acrescente o molho para salada e o endro e misture tudo. Arrume a salada morna e o salmão e sirva imediatamente.
4. Salada de batata e pepino com mostarda
Cozinhe as batatas com casca. Fatie os pepinos, salgue e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos. Descasque as batatas, corte em rodelas e misture com 200 ml de caldo de legumes quente. Faça um molho para salada com 2 colheres (chá) de mostarda, 5 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 4 colheres (sopa) de óleo, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture com as batatas e deixe esfriar. Corte 150 g de salmão defumado em tiras. Misture o salmão e os pepinos, além do líquido que juntou, com as batatas. Salpique cebolinhas picadas.
5. Salada morna de nhoque
Ingredientes
- 300 g de linguiça calabresa
- 1 maço de cebolinhas
- 600 g de nhoque de ovos
- 5 colheres (sopa) de óleo de girassol
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
- 1 ½ colher (sopa) de mostarda
- sal
- pimenta-do-reino moída na hora
- açúcar
- 100 g de queijo gruyère ou outro queijo montanhês
Modo de preparo
- Leve cerca de 2 litros de água para ferver em uma panela. Nesse meio-tempo, corte a linguiça no sentido do comprimento, em quatro pedaços, e depois na diagonal, em fatias. Limpe e lave as cebolinhas e corte em rodelas não muito finas.
- Coloque o nhoque na água fervente e deixe cozinhar por alguns minutos (observe as instruções da embalagem). A seguir, escorra em uma peneira, passe na água fria e deixe escorrer bem.
- Enquanto isso, aqueça ½ colher (sopa) de óleo em uma frigideira antiaderente. Frite rapidamente as fatias de linguiça e as rodelas de cebolinhas, em fogo médio, até a linguiça ficar um pouco tostada.
- Misture o nhoque, a linguiça e a cebolinha em uma saladeira grande. Junte o vinagre com a mostarda, mexendo, e tempere levemente com sal, pimenta e açúcar. Adicione o restante do óleo (4 ½ colheres), batendo. Despeje o molho na salada. Rale o queijo e sirva junto com a salada.
6. Salada de macarrão com favas
Cozinhe o macarrão, seguindo as instruções da embalagem, e coloque em uma saladeira. Cozinhe 300 g de favas até ficarem macias. Despeje em uma peneira, enxágue com água fria e deixe escorrer bem. Fatie 4 salsichas de frango ou de Viena. Junte as favas, as fatias de salsicha e 3 a 4 colheres (sopa) de ervas mistas de sua preferência ou de salsa picada ao macarrão e misture tudo. Prepare o vinagrete de mostarda como descrito na receita e misture com a salada. Salpique pimenta-do-reino moída na hora sobre a salada e sirva.
7. Salada morna de beterraba
Ingredientes
- 500 g de beterraba cozida
- 1 laranja
- 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 colher (chá) de mostarda
- estragão (a gosto)
- 1 colher (chá) de geleia de laranja
- sal
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 16 fatias finas de rosbife
- pimenta-do-reino moída na hora
- 1 colher (sopa) de agrião
Modo de preparo
- Rale as beterrabas com o ralador grosso, em uma vasilha. Lave a laranja e seque com papel-toalha. Com um descascador de frutas cítricas, vá tirando tiras finas de metade da casca da laranja. Reserve-as. Esprema a laranja e reserve 50 ml de suco.
- Coloque o suco de laranja, a metade das tiras de casca de laranja, o vinagre balsâmico, a mostarda, o estragão, a geleia de laranja e 3 pitadas de sal em uma panela e leve para aquecer em fogo baixo, mexendo enquanto isso com um fouet. Em seguida acrescente o óleo, batendo.
- Junte a beterraba ralada ao molho na panela, misture e aqueça tudo junto em fogo baixo. Disponha a salada de beterraba com as fatias de rosbife em pratos, salpique com pimenta-do-reino moída na hora e com agrião e sirva.
8. Salada quente de salmão com torradas de azeitona
Ingredientes
- 2 colheres de sopa mais 2 colheres de chá de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher de sopa mais
- 1/4 de xícara de suco de limão
- 1/2 colher de chá de mostarda de Dijon
- 1 dente de alho amassado
- 1/4 de colher de chá de sal, separada
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- 8 xícaras (140 g) de folhas diversas para salada lavadas e secas
- 4 fatias de pão de centeio
- 450 g de filé de salmão, sem pele, cortado em pedaços de 3 cm
- 1/2 xícara de cebola-roxa bem picadinha
- 4 colheres de chá de alcaparras escorridas e lavadas
- 2 colheres de sopa de pasta de azeitonas pretas (olivada) ou tapenade ou azeitonas kalamata sem caroço bem picadinhas
Modo de preparo
- Em uma tigela pequena ou vidro com tampa de rosca, misture 2 colheres de sopa do azeite, 1 colher de sopa do suco de limão, a mostarda, o alho, 1/8 de colher de chá de sal e pimenta-do-reino. Bata ou agite o pote. Coloque as folhas da salada em uma saladeira grande. Jogue por cima o molho de limão e misture para espalhá-lo. Divida a salada em quatro pratos. Torre as fatias de pão.
- Tempere o salmão com o 1/8 de colher de chá de sal restante e pimenta-do-reino. Em uma frigideira grande antiaderente, aqueça 2 colheres de chá do azeite em fogo médio a alto. Acrescente o salmão e cozinhe, virando-o várias vezes, até dourar (de 3 a 4 minutos).
- Adicione o 1/4 de xícara restante de suco de limão, a cebola e as alcaparras. Cozinhe, agitando a frigideira, até o salmão ficar opaco no centro (de 30 a 60 segundos). Coloque o salmão, a cebola, as alcaparras e o líquido que ficou na frigideira sobre a salada. Corte ao meio cada fatia de torrada e espalhe nelas a pasta de azeitonas (ou as azeitonas picadas). Decore cada salada com 2 torradas de azeitona. Uma porção equivale a 2 xícaras de salada, 85 g de salmão e uma fatia de pão.
9. Salada quente de brotos de soja
Limpe e fatie 200 g de champignons. Descasque e pique 1 dente de alho. Prepare os brotos de soja, a cebolinha e o aipo como na receita principal. Numa panela wok ou frigideira funda, aqueça 2 colheres (sopa) de óleo e refogue os champignons, a cebolinha e o aipo por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o alho e os brotos e misture. Deixe cozinhar por 1 minuto e regue com 2 colheres (sopa) de vinagre de arroz e 2 colheres (sopa) de molho de soja. Tire do fogo e tempere a salada quente com sal, 1/4 de colher (chá) de molho de pimenta, 1/2 colher (chá) de gengibre em pó e 1/2 colher (chá) de curry suave em pó. Distribua em 4 pratos, corte um abacaxi fresco em pedaços e arrume-os nos pratos de salada.
10. Salada de nhoque ao molho pesto
Ingredientes
- sal
- 400 g de nhoque
- 1 pimentão amarelo
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (chá) de açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico branco
- 200 g de tomates-cereja
- 200 g de champignons em conserva de óleo escorridos
- 1 colher (sopa) de pesto de manjericão
- pimenta-do-reino moída na hora
- 50 g de azeitonas pretas sem caroço
- 150 g de mozarela de búfala em bolas pequenas escorridas
Modo de preparo
- Em uma panela, leve bastante água com sal para ferver. Cozinhe os nhoques nesta água, seguindo as instruções da embalagem. Escorra, enxágue com água fria e deixe escorrer bem.
- Enquanto isso, lave o pimentão, corte ao meio, retire as sementes e as partes brancas internas e corte em pedaços. Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma frigideira. Frite o pimentão em fogo alto, polvilhe com 1 colher (chá) de açúcar e deixe caramelizar um pouco; tire do fogo e acrescente 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico, para esfriar. Coloque o conteúdo da frigideira em uma saladeira grande.
- Lave os tomates, seque e frite em 1 colher de azeite, na frigideira, até estourarem. Polvilhe com o restante do açúcar (1 colher), deixe caramelizar e acrescente 1 colher de vinagre, para esfriar. Adicione ao pimentão na saladeira. Misture os cogumelos e o pesto ao conteúdo da saladeira. Tempere tudo com sal e pimenta.
- Acrescente as azeitonas e os nhoques, junto com as bolas de mozarela, aos ingredientes na saladeira, misturando tudo. Tempere a salada com sal e pimenta e deixe, de preferência, curtindo mais 15 minutos, em temperatura ambiente, para tomar gosto.